As pessoas físicas e empresas podem verificar possíveis valores a receber no Sistema de Valores a Receber (SVR). Os dados são de fevereiro, sendo que, em abril, o valor disponível era próximo de R$ 7,8 bilhões.
Até agora, R$ 6,78 bilhões já foram devolvidos aos clientes bancários.
O sistema permite que pessoas físicas, inclusive falecidas, e empresas verifiquem se possuem algum “dinheiro esquecido” em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras.
A consulta e o pedido de devolução dos valores podem ser feitos exclusivamente no site https://valoresareceber.bcb.gov.br.
Vale destacar que, pelo sistema do Banco Central, os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave PIX. Caso não tenha uma chave cadastrada, é necessário entrar em contato com a instituição para definir a forma de recebimento, ou criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.
Para valores de pessoas falecidas, é necessário ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal, além de preencher um termo de responsabilidade.
Após a consulta, é preciso contatar as instituições financeiras onde há valores a receber para conhecer os procedimentos necessários.