Em 21 anos, essa será a primeira vez na história do Sicoob/Trentocred que dois candidatos disputam a presidência da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associação de Nova Trento. Será na noite desta sexta-feira, 15, às 20 horas, na Sociedade Recreativa Primavera, no bairro Trinta Réis.
Pela chapa 1, o candidato será o situacionista Altair Raimundo Ruberti, que preside o Sicoob há 15 anos, e é candidato à reeleição para presidente. Na chapa 2, o candidato a presidente é o biólogo Valentim Camilo Casett.
De acordo com o edital, estão convocados para as assembleias gerais extraordinária e ordinária, nesta sexta-feira, todos os 28.683 associados.
A primeira convocação está marcada para às 17h30 e a ordem do dia é a reforma ampla e total do estatuto social da cooperativa, objetivando a adoção do modelo padrão elaborado pelo Sicoob Confederação.
Já a partir das 20 horas, inicia-se a eleição dos componentes do Conselho de Administração com mandato até 2023, a eleição dos componentes do Conselho Fiscal com mandato até 2021 e a fixação dos honorários e gratificações de membros da diretoria.
Composição da Chapa 1
Altair Raimundo Ruberti (presidente), Otimar Marchi (vice-presidente), Andre Felipe Bottamedi (secretário), José Armelini (efetivo), José Nildo Pering (efetivo), Roque Gonsales Montibeller e Vilson Dalbosco (efetivo). Na mesma chapa os nomes do Conselho Fiscal são Jair Ceccato, Nildo Afonso Rover, Nilto Luiz Giacomini, Evaldo Krauze (suplente), Lauzinho Lacerda (suplente) e Moisés Till (suplente).
Ouça Altair Ruberti
- A até a publicação desta reportagem, a Chapa 1 não havia enviado as propostas;
**
Composição da Chapa 2
Valentim Camilo Casett (presidente), Vali Melo (vice-presidente), Luciano Spengler (secretário), Amilton Batisti, Barbara Cipriani, Lucian Ary Sgrott e Marcos Eduardo Minatti. Conselho Fiscal: Odair Joaquim Dell Antonia (efetivo), Fabiano Saul Rover (efetivo), Flaviani Minatti Tirloni (efetivo), Mateus Davino Ferreira (suplente), Antonio Cesar Tomasi (suplente) e Jubal Duarte (suplente).
Ouça Valentim Casett
**
Principais Propostas da Chapa 2
Plano de Gestão Preliminar para o SICOOB – Trentocredi
RENOVAÇÃO
Chapa – Valentim Camilo Casett
Saudações Cooperativas
- Levar a Educação Cooperativa para associados, familiares e colaboradores com calendário de eventos específico para cada área;
Associados e Familiares: Promover curso mensal, voltado aos aspectos doutrinários do cooperativismo entre os meses de Fevereiro a Novembro, nas cidades onde a Trentocredi tem agencias. Estes cursos serão custeados através do FATES – Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social.
Colaboradores: Promover curso anual por agencia, com duração de 8 horas em duas etapas, voltado aos aspectos doutrinários do cooperativiamo, que será ministrado nas dependências de cada agencia, sendo que, todos os colaboradores deverão participar. O custo do instrutor será pago através do FATES – Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social.
- Implantar o Programa Cooperjovem em pelo menos, uma escola em cada cidade, da nossa ária de atuação e em todas as escolas do município de Nova Trento, possibilitando uma verdadeira revolução na educação, até o ensino médio;
Dentre os corsos e capacitações, que o SESCOOP oferece a todas as Cooperativas do Brasil, independente do ramo de atividade que exerce, oferece e promove os Programas: Jovem Coop, Mulher Cooperativa e o Programa Cooprejovem, sendo estes, programas voltados a contemplar o 5º, 6º e 7º Princípios do Cooperativismo. Educação Formação e Informação, Intercooperação e Interesse pela Comunidade
- Implantar o Programa Mulher Cooperativa no mínimo no município de Nova Trento;
Programa este voltado para as lideranças femininas, que sempre mais estão presentes no dia a dia da sociedade. As áreas rurais dos municípios, tem mais necessidade visto que, é pouco ofertado qualquer formação nesta área. O SESCOOP tem pensado este programa para descobrir lideranças femininas ocultas, e que tem sido de impulso para os demais programas, bem como para todo o sistema cooperativista.
- Resgatar a identidade original da “Trentocredi”;
Conforme pesquisa informal com associados da cidade de Nova Trento, Brusque, Canelinha e de Tijucas, nossa cooperativa deve resgatar sua identidade em suas faixadas, bem como em seus brindes que distribui no decorrer do ano e em suas assembleias. Será levada a discussão ao novo Conselho de Administração, que após decisão da maioria, será lavrado na Ata. Trentocredi perdeu sua Identidade pelo atual Conselho de Administração. Meu voto foi contra;
- Fazer visitas a associados;
É de fundamental importância que, Presidente, Diretores e Gerentes estejam próximos aos associados, pois é neste relacionamento que na maioria das vezes, você realmente fica conhecendo o associado, bem como fideliza o mesmo e fica sabendo do que realmente ele precisa.
- Remunerar o Capital Social dos associados;
Conforme Art. 24. da Lei 5.764/71, e § 3°, é possível a remunerar o capital social até o máximo de 12% (doze por cento) ao ano, e o Art. 22 do Estatuto da Cooperativa estabelece o percentual referencial SELIC, sobre a cota parte integralizada;
- Imortalizar os fundadores da Trentocredi;
Os sócios fundadores da Trentocredi, bem como seus mentores, devem ser reconhecidos e homenageados até que exista Instituição, em toda área de atuação da Cooperativa. Deve-se adicionar Artigo específico que trate da Imortalização de seus fundadores, como Conselho Consultivo, estabelecendo reuniões específicas para consultas a estas pessoas.
- Ouvir o Associado;
Fazer periodicamente pesquisa de satisfação com os associados;
- Boas vindas ao novo associado;
Existe a real necessidade de criar cartilha específica, relacionada a doutrina do cooperativismo, bem como as gritantes diferenças entre Instituição Financeira Cooperativa e um Banco, para que o associado saiba pelo menos o básico.
- Temos área de atuação em 15 municípios;
Neste momento a Trentocredi tem atuação em nove municípios, e com área de atuação em 15 municípios, para melhor representação em toda sua região, precisamos pensar em um modelo para que todos os associados façam parte de verdade. Votação por exemplo;
- Ser Cooperativa, e não ser banco;
Ser cooperativa efetivamente é muito mais que vender crédito, serviços e produtos, mesmo que esteja sendo vendido especificamente para seus associado. Ser cooperativa na sua totalidade é atentar-se para os 9 (nove) valores e para os 7 (sete) princípios do cooperativismo, e jamais perder de vista o 5º princípio, Educação, Formação e Informação, conforme rege a Lei 5764/71 que define a Politica Nacional do Cooperativismo. Com ênfase no Art. 28. e Parágrafo II que obriga a criação do FATES – Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social, destinado a prestação de assistência aos associados, seus familiares e, quando previsto nos estatutos, aos empregados da cooperativa, constituído de 5% (cinco por cento), pelo menos, das sobras líquidas apuradas no exercício, e o 7º princípio, Interesse pela comunidade. O que a cooperativa vem fazendo para seus associados?
Levar a Educação Financeira para Colaboradores, Associados e Familiares, bem como nas escolas;
Modalidade do Banco Central do Brasil,
- Estabelecer mandato máximo para Presidente;
Conforme o Estatuto da SICOOB – Trentocredi, que deverá ser alterado, o Presidente eleito poderá concorrer sempre, sem limite de mandatos. Será realizada pesquisa com os associados para determinar quantos mandatos um associado poderá presidir a Instituição;
- Possibilitar o curso específico para associados interessados em participar nos Conselhos de Administração e Fiscal;
O Banco Central sempre mais, está exigindo que o cooperado interessado em fazer parte da um dos conselhos, esteja preparado para assumir um posto, seja lá para Presidente ou conselheiro de Administração e Fiscal. Ele deve se sentir preparado assumir este lugar, pois as suas decisões afetarão os associados. Hoje 29.000 cooperados.
A cooperativa tem hoje um Regulamento Eleitoral equivocado, feito para um pequeno grupo de Cooperados. Onde está o Valor DEMOCRECIA que tanto estão falando. É necessário abrir as portas para qualquer cooperado, não podemos fecha-las.
Recuas: Duas
Justiça: Tanto é, que as duas chapas concorrentes da oposição, precisou buscar a justiça para poder concorrer;
Votação: Horário;
Área de atuação;
Associados
**
- O tempo do áudio foi utilizado pelos candidatos da forma que melhor acharam (mais ou menos tempo de entrevista).
- Imagem: Divulgação