A música Chega, de ‘Gabriel O Pensador’, ressalta a indignação com o país. Entre as reivindicações da canção estão às taxas e impostos. Mas como em todo o Brasil, São João Batista vai à contramão dos anseios da população. Recentemente, a Prefeitura Municipal sancionou leis que aumentam os valores de taxas no município.
Entre os reajustes, o alvará sanitário de panificação vai aumentar 80%, salgados e frituras será de 100%, açougue 60%, para bares 220%, barbearia 300%, para as manicures será 140% e até mesmo asilos, que eram isentos, passam a terem que recolher R$ 142. Esses são alguns exemplos de taxas que sofreram reajustes após projeto encaminhado pela Prefeitura Municipal.
O repórter Guilherme Melim conversou com alguns comerciantes do município, para saber a opinião sobre o assunto.
A Administração Municipal defende os reajustes e os definem como “justiça tributária”. Nova tabela, que substitui a que vigorava há 16 anos, foi aprovada pela Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira, 24, em única votação, pois entrou em caráter de urgência, e sancionada pelo prefeito Daniel Netto Cândido, na quinta-feira, 27.
Confira a reportagem de Guilherme Melim.