Os esforços da Administração de Canelinha mostram sinais positivos de recuperação de postos de trabalho no município. Análise dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram que 2017 será o melhor na abertura de postos de trabalho em cinco anos. De janeiro a agosto o saldo positivo foi de 192 novas vagas. Em 2016 o saldo foi negativo e a cidade fechou 64 postos de trabalho.
Se 2016 foi o pior ano na geração de novas vagas de trabalho, 2017 mostra forte recuperação do quadro refletindo a abertura de novas empresas na Terra das Cerâmicas. Agosto também foi o melhor em cinco anos, com variação positiva de 52 novas vagas. Em três dos anos pesquisados o levantamento apontou variação negativa. Sendo 2016, 2015 e 2014 os piores.
A Prefeitura de Canelinha vem desde o inicio do ano buscando a instalação de novas empresas na cidade. Um programa de geração de emprego e renda já atraiu para cidade uma filial do Calçados Ala e Costa Rica Malhas, que deve entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2018. A expectativa é que os próximos meses também apresentem resultados positivos na abertura de novas vagas.