O governador Carlos Moisés anunciou no início da tarde deste sábado (11), que hotéis, pousadas, comércio de rua e estabelecimentos que vendam alimentos no balcão poderão funcionar a partir de segunda-feira (13). Nesses casos terão de ser respeitadas normas técnicas que ainda serão divulgadas — regras de distanciamento e higienização, por exemplo.
Apesar desse relaxamento nas regras para setor econômicos em Santa Catarina, o governador informou a prorrogação das restrições e ampliação da quarentena no Estado. São duas novas datas definidas: 30 de abril e 31 de maio. Além disso, o Executivo também confirmou os números de novos casos de coronavírus. Foram 15 a mais, totalizando 732, contra 21 mortes — três mais que no balanço anterior.
Até o fim deste mês, segue proibido o transporte coletivo municipal, intermunicipal, interestadual e internacional. Não poderão abrir, também, shoppings, centros comerciais e outas galerias de venda de produtos.
Já até 31 de maio, a restrição vale para eventos e reuniões de qualquer natureza, tanto público quanto privada; eventos com aglomeração; excursões; cursos presenciais; missas e cultos religiosos. Fica mantida a proibição da concentração de pessoas em espaços públicos como praças, parques e praias.
Atividades em academias, cinemas, espetáculos e teatros seguem proibidas até 31 de maio. O governador Moisés admitiu, inclusive, que pode voltar atrás de flexibilizações que foram feitas até agora, dependendo do comportamento do gráfico de casos do novo coronavírus em Santa Catarina.