A COUROMODA, mais importante feira de calçados e artigos de couro da América Latina, realiza sua 47ª edição entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2020, no Expo Center Norte, em São Paulo, e abre oficialmente o calendário de vendas e eventos brasileiros voltados para o setor. A edição segue integrada à São Paulo Prêt-à-Porter – Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda e Confecções que celebra sua 10ª edição, e juntas reúnem grandes players do mercado varejista nacional e internacional, com a presença dos maiores centros de consumo do mundo, como Estados Unidos e América Latina. A realização dos eventos em conjunto, proporciona aos lojistas a oportunidade de conferir as tendências da temporada em toda cadeia fornecedora do varejo, ampliando as possibilidades de um resultado 360o ao visitante profissional.
Durantes os três dias, são apresentadas mais de 2.000 coleções dos segmentos de moda feminino, masculino, infantil, bolsas e acessórios, com apostas e lançamentos das marcas que, hoje, representam cerca de 90% da produção brasileira de calçados e acessórios. Ao longo dos três dias em que acontece e nos meses seguintes, a feira fortalece ainda mais o relacionamento do setor com os lojistas e gera negócios que correspondem a 35% do movimento anual do ramo calçadista que está otimista para o ano que começa. “O final de 2019 superou as expectativas com as vendas durante o Natal, fechando o ano com resultados positivos que aqueceram a economia e o setor. Agora, os varejistas vem até a feira para conferir as novidades, realizar bons negócios para repor seus estoques e preparar suas vitrines com as coleções de alto verão”, afirma Jeferson Santos, diretor geral da COUROMODA.
Falando em inovação e tecnologia, o evento apresenta a loja do futuro em um projeto inédito idealizado pela Data System e a Couromoda: a Varejo Tech Store, uma junção entre varejo, tecnologia e loja, que apresenta detalhes do seu conceito em um espaço de 66 m², com soluções que comprovadamente farão a diferença nas operações, além de melhorar os resultados dos negócios, pois foram pensadas tendo como base as principais dificuldades encontradas no dia a dia das lojas de calçados e roupas. Alguns itens já encontrados em grandes varejistas, agora podem ser adaptados para facilitar a vida dos comércios de pequeno e médio porte, como tecnologia em gestão, experiência do consumidor no autoatendimento em telas digitais, espelho inteligente nos provadores que maximizam a experiência em compra, avaliações e promoções, além de ferramentas para uso interno no treinamento de equipe. A loja do futuro servirá de inspiração para investimentos e estará aberta para visitação (Avenida 5 com a Boulevard 8, próximo ao palco de palestras do Fórum Couromoda).
A edição 2020 conta também com o novo Comitê Couromoda de Varejo, entidade que reúne algumas das principais instituições nacionais do comércio, em suas mais diversas modalidades como a FecomercioSP, IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, LABFIN.PROVAR/FIA – Laboratório de Finanças e Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração, ABO2O – Associação Brasileira Online to Offline e ABIESV – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo que, juntas, lideram o grupo que visa promover o desenvolvimento do varejo nacional e colabora com a grade apresentada no Fórum Couromoda, que segue a fórmula de sucesso dos anos anteriores e se repete durante os três dias, nos mesmos horários e com os mesmos temas, permitindo ao lojista ver as conferências sem prejuízo à visitação aos estandes.
Apresentado no Palco Couromoda (Boulevard 8/36), o Fórum Couromoda + São Paulo Prêt-à-Porter conta com conteúdo complementar para todos os visitantes. Suas palestras abordam assuntos como a integração do varejo on e off-line, a Lei geral de proteção de dados, os programas de fidelidade para clientes e as estratégias e ferramentas para aprimorar atendimento em loja. E somente no dia 14, um dos principais nomes do mercado em assessoria jurídica e trabalhista, Eduardo Pastore, fala sobre como evitar problemas trabalhistas na indústria da moda. Já a programação São Paulo Prêt-à-Porter feita em parceria com IED traz assuntos que impactam diretamente nos empreendimentos da área de confecções e moda, como a relação com influenciadores e o impacto das redes sociais no lifestyle e na comunicação de moda. “Buscamos trazer em todas as edições, palestras de profissionais de destaque em suas áreas, com objetivo de levar aos visitantes conteúdo atualizado e de qualidade, escolhido e pensado para auxiliar na gestão de seus negócios”, afirma Jeferson Santos, Diretor Geral da Couromoda.
Expectativas 2020
O setor calçadista iniciou sua retomada em 2019 e inicia o ano com expectativas positivas para 2020. Dentro desse quadro, a Couromoda 2020 apresenta-se como o primeiro grande evento empresarial do ano e deve turbinar o setor calçadista com os negócios gerados durante a feira. Segundo dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), houve crescimento de produção de 2,1% entre janeiro e outubro de 2019, em relação ao mesmo período do ano anterior. Já no campo de exportações, as altas foram de 0,9% em pares no comparativo a 2018, sendo um total de 114,55 milhões de pares de calçados, que geraram US$ 967,11 milhões em receita para o país. Para 2020, diversos indicativos dentro do setor apontam para a estabilidade do crescimento econômico, tendo como expectativa um crescimento de 2% a 2,5% na produção e o mesmo índice (em volume) para exportações, frente a 2019.