A Couromoda 2017, maior feira de calçados da América Latina, começou neste domingo com uma difícil missão pela frente: garantir a produção das indústrias até abril. Serão quatro dias de feira e a expectativa dos organizadores é de que mais de 70 mil pessoas passem pelos corredores da Expo Center Norte. Entre elas, exportadores de 60 países espalhados pelo mundo.
Grandes produtoras de calçados de São João Batista estão na feira, junto com as médias e pequenas que ocupam um espaço chamado de Moda Catarina. Para o polo a feira é um importante impulsionador de negócios.
Neste ano, a Couromoda conta com mais de 1,5 mil marcas expostas nos estandes. “A Couromoda 2017 é uma feira bem produzida, moderna e vibrante. Além de um grande encontro de negócios, neste ano, a feira também vai trazer muita informação e um intenso debate sobre as relações entre os lojistas brasileiros e a indústria, tendo também um forte enfoque na exportação, em que esperamos uma visitação expressiva de compradores do exterior”, disse o presidente da feira, Francisco Santos.
Para o presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão, a Couromoda é a maior oportunidade para os calçadistas reverterem os resultados ruins registrados no ano passado. “Por lá, passarão milhares de lojistas e compradores internacionais. Agora é a hora dos calçadistas investirem pesado e trabalharem para conseguir fechar contatos e vendas”.
Entre os calçadistas que estão expondo na feira, o clima é de otimismo. “Esperamos uma situação melhor, principalmente na exportação. Temos 2 mil clientes em 35 países, em especial na Europa, o que deve nos garantir uma melhor performance, com incremento de até 30%”, disse José Rosa Jacometti, o Zuza, diretor da Anatomic Gel. Para ele, a Couromoda será um termômetro do que está por vir. “Ela terá a função de sinalizar comportamentos de mercado, ajudando a definir estratégias.”
O gerente de exportação da Sapatoterapia, que também terá um estande na feira, Daniel Figueiredo, acredita numa retomada da economia. “Nossa empresa se aperfeiçoou no segmento de conforto. Isso nos permitiu conquistar resultados bastante positivos em 2016. Estamos confiantes em relação à feira, que sempre funcionou como momento de negócios.”