O setor calçadista terá uma importante linha de defesa na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Iniciativa do deputado Altair Silva (PP) cria a Frente Parlamentar em Apoio aos Setores Calçadistas e de Componentes para Calçados. São João Batista é principal polo de produção no estado.
Lançamento da Frente Parlamentar está marcado para o dia seis de agosto, na Assembleia Legislativa. Entre as atribuições da Frente estarão a ‘acompanhar a política oficial de desenvolvimento do setor produtivo a nível estadual’, além de ‘promover debates, simpósios e outros eventos relacionados ao setor’.
Dificuldades em conseguir apoio e incentivos para a cadeia produtiva do calçado, é uma reclamação antiga dos produtores. Neste ano, através de articulação do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batistas (Sincasjb), o Governo do Estado assinou documento autorizando que as empresas de componentes, que fornecem matérias-primas para o segmento calçadista, possam destacar 12% de ICMS dentro do Estado, ao invés de 17%. A redução corresponde a 29,411% do imposto.
Com o lançamento da Frente medidas de incentivo ao setor poderão ganhar força e poderão incluir demandas locais nas politicas do estado.