Com a projeção de 260 empregos diretos, 150 indiretos e projeto de ampliação no anexo ao antigo prédio da Buettner, as margens da SC-410 em Canelinha, o que deverá ampliar oferta de mão-de-obra na cidade, foi realizada em cerimônia oficial a doação do terreno a Indústria de Calçados Ala. Evento marcou a retomada do programa de incentivo a empresas e emprego pela Prefeitura de Canelinha, nesta terça-feira (30).
As primeiras contratações devem ocorrer no final de junho e no mês de julho a empresa deverá estar operacional em Canelinha. Instalação da indústria foi incentivada pelo poder público que desapropriou área que pertencia à empresa Buettner de Brusque, e doado ao Calçados Ala. Tramites ocorreram em 60 dias e foram encaminhados pessoalmente pelo prefeito Moacir Montibeller.
“Essa é nossa prioridade número um, a busca pela geração de empregos. O Ala abraçou nossa ideia”, afirmou o prefeito. Segundo Moacir, a expectativa é que outras empresas também se instalem no município a esteira da abertura do Ala. Ele afirma que geração de empregos será o marco de sua Administração. O emprenho da Prefeitura é justificado. Nos últimos anos mais de 40 empresas ceramistas fecharam as portas reduzindo a arrecadação e eliminando postos de trabalho.
Em seus tempos de maior produção a Buettner empregava cerca de 150 funcionários. Agora o número de vagas deverá ser duas vezes maior com a entrada da cidade no polo calçadista. O diretor administrativo do Calçados Ala, Alyson dos Santos, relata que a empresa viu a necessidade de ampliar sua produção e Canelinha forneceu as condições necessárias para abertura da filial. “Quando venho a Canelinha sempre aparece alguém procurando emprego. Vimos aqui o momento certo e hora certe de prosperar e fazer a filial. Canelinha e a empresa vão ganhar muito”, afirma.
Para o empresário Aderbal Manoel dos Santos, proprietário do Calçados Ala, apesar da crise a empresa sentiu a necessidade crescer. Ele conta que Moacir Montibeller mostrou espírito empreendedor ao incentivar a abertura de empresas na cidade. Santos afirma que a empresa fará o faturamento no município o que deverá resultar em aumento na arrecadação de Canelinha através de ICMS.
Com abertura do Ala na Terra das Cerâmicas o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados deverá abrir uma subsede na cidade. A instalação deverá acontecer já nos próximos meses, e foi confirmado pelo presidente da entidade Everton Quirino. Evento que marcou a oficialização da instalação da indústria foi prestigiada por autoridades locais, empresários da região e comunidade no auditório da Secretaria de Educação.