O setor calçadista decidiu no início da tarde desta quarta-feira (18), que vai seguir com trabalho normal nas fábricas. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), Almir dos Santos, apensar do Decreto assinado pelo Governador Carlos Moisés falar em “capacidade reduzida da indústria”, em São João Batista será trabalhado apenas com prevenção.
Entre as medidas adotadas pela indústria está a disponibilização de álcool gel, distanciamento de funcionários na linha de produção e outras medidas de orientação higiene. Mães que possuem filhos em creche e pessoas incluídas nos grupos de risco devem procurar o setor de Recursos Humanos da empresa para verificar os procedimentos.
Medidas tiveram o aval do Sindicato dos Trabalhadores na Industria de Calçados. O presidente Everton Quirino participou da coletiva e afirmou que novas medidas poderão ser anunciadas no caso do agravamento da pandemia do coronavírus. O sindicato patronal também avalia a situação envolvendo a realização da SC Trade Show que está marcada para as próximas semanas.
O Governo de Santa Catarina endureceu as medidas na tentativa de conter o avanço do coronavírus no Estado. Em decreto publicado nesta terça-feira (17), proibiu eventos de qualquer porte, suspendeu o transporte entre municípios e decretou o fechamento de academias, shoppings e restaurantes. Estado e Municípios já haviam decretado suspensão das aulas por 30 dias.
Assista a entrevista coletiva na íntegra: