“Lula, não sei se você se faz de idiota”, foi a resposta do empresário Luciano Hang, da rede de lojas Havan, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em uma rede social. O ex-presidente questionou a suspensão do contrato de trabalho de 11 mil funcionários da rede de lojas, e chamou Hang de “Louro José da Havan”.
“É preciso também cobrar a dívida das grandes empresas. Vocês tão vendo que o Louro José da Havan já vai pegar a lei do Bolsonaro pra mandar o povo embora e pagar só 30% do salário? Eu queria saber quanto esse cara deve pra Receita”, escreveu o petista.
Em uma publicação no Faceboook, Luciano diz que Lula esqueceu que escolheu construir estádios de futebol ao invés de hospitais. “Se ele tivesse tido bom senso não precisaríamos parar a economia desse jeito e consequentemente usar a Medida Provisória da Manutenção do Emprego e da Renda para evitar o desemprego em massa. Ele nunca teve um passarinho para dar água. É muita cara de pau”, falou.
Hang explicou ainda que a MP 936 autoriza a suspensão do contrato de trabalho por até dois meses, e que isso não significa demissão. Quer dizer que as pessoas mantêm seus empregos com parte do salário pago pela empresa e outra parte pelo governo.
“Ao retomar a jornada, o colaborador tem mais o período equivalente ao da suspensão como garantia de emprego. Ou seja, uma suspensão de dois meses garante uma estabilidade de mais dois meses no emprego, totalizando quatro. Essa foi a melhor decisão do governo. Preservar a renda também é garantir vidas. Lula sabe disso e fica inventando bobagens para ganhar palanque. Usa da doença para fazer política. Eu não me surpreendo mais, e você?”, escreveu.
Luciano tem sido um voz critica as políticas de isolamento horizontal no Brasil, e tem pressionado pelo isolamento vertical, mesma linha de pensamento do presidente Jair Bolsonaro.