As baixas temperaturas registradas em Gramado/RS não foram suficientes para afastar os mais de 18 mil visitantes, sendo 250 estrangeiros, que estiveram no Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), realizado entre os dias 21 e 23 de maio no Serra Park. Foram mais de 1,8 mil marcas expositoras na, segundo a promotora, maior feira das 27 edições realizadas pela mostra calçadista.
O diretor da Merkator, empresa promotora da feira, Frederico Pletsch, destaca que os negócios ocorreram acima das expectativas, especialmente levando em consideração o momento econômico brasileiro. “Eu não gosto de dar números, é sempre um chute. O que posso dizer é que vi muitas canetas funcionando o tempo todo, as pessoas estavam animadas nos corredores”, avalia. Ainda, segundo o executivo, existe uma demanda considerável por parte dos expositores para que se aumente o espaço expositivo e até um dia a mais de evento. “Eles reclamam, disseram que querem aproveitar mais os qualificados lojistas que vêm aqui”, completa Pletsch. Porém, o fato é de que o próximo SICC já tem data confirmada. será de 20 a 22 de maio de 2019, no mesmo local. “Vamos conversar com os expositores sobre a ideia de ampliar ou não a feira em mais um dia”, conta.
Lançadora de Verão
Outro fator comentado por Pletsch foi que o SICC, mesmo sendo uma feira lançadora das coleções de primavera-verão, “vendeu muita bota”. “Parece que acabamos com a hipocrisia de feiras por temporada. Aqui, especialmente em função do frio que voltou, vendemos muitas botas e sapatos fechados, com pronta entrega”, informa.
Pletsch comemora o fato de que encerra o SICC com 25% a 30% dos contratos de renovação para o próximo ano, que certamente não será difícil de fechar, visto a “briga” de grandes empresas por maiores espaços. “A Grendene, por exemplo, está solicitando um estande de 500 metros quadrados”, conta o empresário.
Internacional
O SICC também caminha a passos largos rumo à internacionalização. Segundo Pletsch, foram convidados pelo evento 250 importadores, a maior parte da América Latina, mas também dos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio, entre outros.
A Abicalçados participou da feira por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Através da iniciativa, foram realizados os projetos Comprador Vip e Imagem. Para o primeiro, a entidade convidou uma compradora do grupo colombiano Simeon. Localizada em Cali, a empresa possui 18 lojas de calçados e busca aumentar o mix de produtos brasileiros em suas vitrines. “A compradora gostou muito do que viu e ficou de realizar contatos posteriores”, conta Maria Patrícia de Freitas, analista de Promoção Comercial da Abicalçados, ressaltando que a atual cotação do dólar, mesmo que ainda instável, pode auxiliar na formação de preços mais competitivos aliados à qualidade do produto brasileiro – uma das buscas da compradora. A Colômbia, depois de registrar queda de 10% nas suas importações de calçados brasileiros em 2017, vem se recuperando no ano corrente. Entre janeiro e abril, os colombianos importaram 2,5 milhões de pares pelos quais pagaram US$ 12,23 milhões, 11,4% mais do que no mesmo período de 2017.
Já o Projeto Imagem trouxe duas jornalistas dos Emirados Árabes Unidos para conhecer – e divulgar – o calçado brasileiro nos veículos Millionaire Group e do Images Multimedia FZ LLC. “Elas gostaram muito do que viram. Ficaram surpresas com o tamanho da feira, com a qualidade dos produtos e também com a diversidade das coleções, bem como posicionamento das marcas no mercado. Além disso, elas puderam conhecer o processo fabril dos produtos, o desenvolvimento e a criação, o que também surpreendeu as convidadas”, conta a coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues.
A Merkator realiza o SICC com a parceria dos sindicatos das indústrias de calçados de Estância Velha, Ivoti, Igrejinha, Novo Hamburgo, Parobé, Sapiranga e Três Coroas.