O Samae – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Nova Trento – divulgou no dia 17 de março, o relatório com o diagnóstico do sistema de abastecimento de água do município. O estudo foi solicitado em fevereiro e foi efetuado pelo engenheiro sanitarista, Valnei Beckhauser, contratado da empresa Conagua.
O engenheiro avaliou os trechos que apresentam mais problemas relacionados ao abastecimento:
– Trinta Réis, da entrada da Rua Independência até a Rua Alferes, próximo a sede da antiga empresa Trento Brasil,
– Bairro Espraiado, entre a entrada do Vígolo até a subida do asfalto do Morro da Onça;
– Rua Florianópolis e adjacentes (Ponta Fina Norte e Mato Queimado).
Durante o diagnóstico, o engenheiro Valnei percorreu os pontos com problemas acompanhados pelo diretor do Samae, Ivã Alessandro Franzoi e de um encanador da autarquia. Nos locais citados, foram realizadas medições da pressão dinâmica de água em ligações prediais estratégicas com intuito de analisar o problema da falta de pressão de água na rede de distribuição.
Nova Eta
Sobre a construção de uma nova Eta – Estação de Tratamento de Água – o objetivo é que a obra ocorra na localidade do Frederico. Será a Eta 3. A 2 está situada na Vasca e a 1 no Tirol.
Para tanto, o Samae informou que foi autorizado pela Aris – Agência Reguladora – para que possa conceder o aumento na tarifa básica de água de Nova Trento. Desde 2015 que não há reajuste. O aumento será de aproximadamente 14%, ou seja, índice da inflação de um período de um ano e meio. Atualmente o valor é de R$ 21,30 e passará para R$ 24,30.
Ouça a reportagem de Juliano Cesar.