Centralizar, facilitar e agilizar o atendimento a quem quer empreender, está começando ou já tem o seu negócio consolidado. Inaugurada em 2017, a Sala do Empreendedor de São João Batista completou dois anos de funcionamento neste domingo (10). No período, prestou uma média de 350 atendimentos por mês, além de ter intermediado a abertura de 589 novas empresas.
“A Sala do Empreendedor tem uma importância muito grande para nossa economia, justamente por atuar na agilização e modernização dos processos, sempre dentro da legalidade”, avalia o prefeito Daniel Netto Cândido. Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o espaço é resultante do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria entre a Prefeitura de São João Batista e o Sebrae/SC.
“A Sala do Empreendedor nos auxilia muito no dia a dia. Na manhã desta segunda (11), por exemplo, encaminhamos a abertura de uma empresa e, à tarde, só faltavam alguns detalhes para concluir o processo”, avalia Lanay Ramos da Silva, que trabalha em uma empresa de contabilidade, e estava presente ao local quando foi surpreendida com uma pequena celebração ao segundo aniversário da estrutura.
Já a coordenadora de empreendedorismo Graziela Dilma dos Santos destaca que o espaço tem sido fundamental na transformação do ambiente de negócios da cidade. Um dos focos tem sido no atendimento de forma gratuita e de qualidade aos Microempreendedores Individuais (MEIs), assim como às demais empresas de São João Batista.
“A implementação da Sala do Empreendedor contribuiu muito para o município. Hoje os empreendedores da cidade possuem um único lugar para ter o andamento legal de suas empresas, com direcionamento de fiscais específicos para abertura e fiscalização das empresas”, comenta.