Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram que só no mês de maio o município de São João Batista fechou 849 postos de trabalho com carteira assinada. No mês de abril o saldo ficou negativo em 1.139 vagas e março com 311 vagas fechadas. O saldo é calculado levando em conta as admissões e desligamentos do período.
Relatório do Caged do Ministério da Economia, mostra que no mês foram contratados 77 trabalhadores com carteira assinada no município, enquanto 926 foram demitidos. A variação é de 208% negativo, com fechamento total de 849 postos de trabalho. Nos meses de janeiro e fevereiro o saldo estava positivo e o município havia aberto 785 novas vagas de trabalho.
Os números também representam um mergulho muito mais profundo que o registrado nos dois anos em que houve crise econômica, motivado principalmente pelas medidas de isolamento social, fechamento de comércio e indústrias em razão da pandemia do novo coronavírus.
Os números oficiais do Governo Federal também revelam os resultados dos meses anteriores, mas informações tabuladas pelo Sindicato da Indústria Calçadista de São João Batista aponta que o setor efetivou mais de três 3,5 mil demissões desde o início da pandemia. O cancelamento de pedidos e fechamento de linhas de produção são os principais fatores que impactaram no mercado.
Indústria da Capital Catarinense do Calçado atua com mesmo de 50% de sua capacidade em razão das medidas do Governo do Estado. Os números do Caged também não cobrem os trabalhadores sem carteira assinada e que estão na informalidade. Uma parte da mão-de-obra do setor calçadista vem dos ateliers que trabalham em contratos precários.
Demais municípios da região também apresentaram resultados ruins na geração de emprego, e Canelinha foi o único que conseguiu ficar positivo no mês de maio. No mês a Terra das Cerâmicas abriu 12 novas vagas, já Major Gercino fechou 28, Nova Trento 158 e Tijucas 188 postos.
A divulgação do Caged contou com uma nova atualização e não apresenta os números referentes aos setores por município, apenas dados estaduais e nacionais.