Após meses de saldo negativo na geração de empregos, a economia de São João Batista volta a apresentar saldo positivo. No mês de agosto o saldo ficou positivo em 207 novas vagas. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia, que aos poucos a produção é reativada gerando novas contratações.
Desde o início da pandemia do coronavírus foram eliminados 2.737 postos de trabalho com carteira assinada, segundo o Caged. O número oficial não contabiliza os trabalhadores informais, que estão concentrados principalmente nos ateliers ou empresas que prestam serviços terceirizados. Principal responsável pelos números é o setor calçadista, que foi castigado com o fechamento do comércio, cancelamento de pedidos e paralização de produção.
Com a evolução da pandemia em março, a Capital Catarinense do Calçado contabilizou naquele mês saldo negativo de 311 vagas fechadas. O saldo leva em conta as contratações e demissões no período. Abril foi o mês mais grave para os trabalhadores batistenses, quando o saldo ficou negativo em 1.217 vagas. Em maio mais 849 postos foram fechados e junho 360.
O estoque de trabalhos com carteira assinada no município, que iniciou o ano com 9.158 postos de trabalho em janeiro, caiu para 6.718 em junho. Apesar dessa retração, nas últimas semanas pedidos voltar a fluir no setor industrial com a abertura gradativa do comércio nos grandes centros do pais. Com isso, algumas empresas voltaram a abrir fichas para contratação.