Durante os três dias da 29ª SC Trade Show, os estandes ficaram lotados de clientes que aproveitaram o momento para fechar grandes negociações. Diferente da edição de inverno do ano passado, desta vez os clientes não vieram somente prospectar e conhecer os lançamentos, mas para fechar negócios e receber os pedidos de forma antecipada.
A maior rodada de negócios do setor calçadista de Santa Catarina é promovida pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista, e ocorreu de terça-feira, 5, até nesta quinta-feira, 7, no Infinity Blue Resort & Spa, em Balneário Camboriú.
Mais de 100 marcas apresentaram os previews de outono-inverno 2020 para os mais de 700 lojistas que prestigiaram o evento. “Nesta feira trouxemos alguns dos lançamentos da coleção, pois os demais apresentaremos na próxima feira, no Rio Grande do Sul. Mas ficamos felizes, pois mesmo assim, os clientes já aproveitaram para comprar para janeiro”, comenta a estilista da Suzani Bissoli Calçados.
Ela acrescenta que chegaram otimistas na feira, porém não acreditavam que seria tão movimentada por já terem encerrado o ano de vendas. “Não tínhamos mais nada de venda para fim de ano, mas o pessoal [lojista] está bem motivado, comprando para o início do próximo ano”.
O diretor das marcas Di Valentini e L’atelier, José Filho, revela que os clientes aprovaram as coleções e fecharam grandes negociações. “Ano passado o lojista estava mais cauteloso no inverno, porque nos últimos anos não teve o resultado que esperava. Mas hoje conseguimos vender bastante produtos meia estação, e com isso mantemos a produção para finalizar o ano”.
Uma das surpresas do empresário foi a vinda de clientes do Rio Grande do Sul. “Temos mais clientes do norte, nordeste e centro-oeste. Mas desta vez, chamou a atenção a quantidade de lojistas do sul”, diz.
Pela segunda vez expondo na SC Trade Show, a Calçados Valentina também aprovou os resultados. A gestora de negócios da marca, Ana Paula Roldo diz que o evento é muito importante, pois consegue saber se está no caminho certo, tem a aprovação dos clientes em relação a coleção e consegue ainda trabalhar mais o produto para a próxima feira, no sul.
A marca MR. Silver esteve pela primeira vez na feira, apresentando a linha de chinelos de dedo, tênis e alguns peças de roupas. O expositor Matheus Gonçalves diz que a intenção da empresa é expandir os negócios para o litoral catarinense, por isso, a participação na SC Trade Show foi fundamental. “Essa é a feira mais charmosa do Brasil pelo local em que acontece, e é o estilo da marca, que é bem pé na areia. Essa, com certeza, será a primeira de muitas participações nossa no evento”, garante.
Entidade do Sul prestigia evento
O presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas (Sictc), Joel Brando Klippel, esteve presente na 29ª SC Trade Show, juntamente com outros representantes da entidade.
Nesta edição da feira, cinco dos associados do sindicato de Três Coroas (RS) expuseram pela segunda vez. “Nossa intenção é ter de dez a 15 associados a mais expondo nesta rodada de negócios”, revela Klippel.
Ele conta que hoje, o Sictc conta com 40 associados, que veem a SC Trade Show como importante evento para o crescimento das empresas. “Viemos fazer a visita e se comprovou ainda mais o sucesso do evento, com a organização, o público qualificado, e na manhã do primeiro dia, nossos associados já estavam fechando pedidos”, diz.
A intenção da entidade gaúcha é se aproximar cada vez mais do Sincasjb para fazer troca de boas práticas. “Hoje o Sincasjb é referência para nós e para todo o Brasil”, garante.
Agradecimento do presidente
O presidente do Sincasjb, Almir Manoel Atanázio dos Santos, comemora os resultados da 29ª SC Trade Show. Para ele, ao fim de mais uma edição, o momento é de agradecer a todos que acreditaram na entidade e fizeram acontecer. “Gratidão aos expositores que estão conosco desde o início e aos que começaram agora, pois visualizaram na SC Trade Show uma oportunidade de crescimento e prospecção de novos negócios e clientes”.
Ele agradece ainda aos varejistas que viajaram quilômetros de distância para se anteciparem com as novas coleções da próxima estação. “Também, é preciso lembrar das parcerias que agregam ainda mais valor ao nosso evento, como o Sebrae/SC, que está presente na rodada de negócios desde a primeira edição. E ainda, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que por meio do projeto Comprador VIP nos proporcionou a vinda de importadores de Dubai. Não tenho dúvidas ao afirmar que entraremos em 2020 com o pé direito”, destaca.