Exatos um mês antes da abertura da Semana da Indústria Calçadista Catarinense (Seincc), o Sindicato das Indústrias Calçadistas de São João Batista (Sincasjb) inaugurou a nova sede que fica anexo ao Centro de Eventos. Apesar dos traços modernos na arquitetura interna, o prédio carrega nas paredes a história do setor calçadista batistense. Quadros com imagens mostram uma linha do tempo do desenvolvimento industrial do município.
Solenidade foi prestigiada por autoridades e empresários na noite desta quinta-feira (09). No local vai funcionar a parte administrativa do Sincasjb, mas também como um centro para receber investidores interessados em fazer negócios. Um espaço para as pequenas indústrias também foi disponibilizado. A sede terá um showroom e auditório com capacidade para 48 pessoas.
De acordo com o presidente Almir dos Santos, o sindicato tem 28 anos e nunca teve uma sede própria e estruturada. “Nosso objetivo era essa quando lançamos a construção do Centro de Eventos. Junto com a equipe resgatamos esse sonho e o empresário vai ter um local de acordo com o sapato de São João Batista. Temos orgulho do nosso sapato. Esse ambiente faz justiça com nosso polo”, afirma.
Para a representante da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Ilse Guimarães, nos últimos anos houve mudança na imagem das indústrias calçadistas da cidade. “Se hoje o polo de São João Batista tem uma imagem de moda, tem uma grande parcela dos materiais que estão envolvidos e isso desenvolveu a identidade da produção local”, diz.
O diretor do Sebrae, Sérgio Cardoso, lembrou dos passos que transformaram o setor calçadista. “Independente de política temos que pensar no município. São João Batista hoje lança moda. Antigamente saiam pra fora para copiar. Depois do Natal os funcionários eram demitidos em razão da sazonalidade. Agora isso não acontece mais, a indústria está cada vez mais forte”.
Fator empreendedorismo, segundo o prefeito Daniel Cândido, foi determinante para que a cidade passasse por crises econômicas sem grandes impactos, principalmente na geração de empregos. Ele lembrou também que os prefeitos que já administraram a cidade também foram importantes no apoio e construção da indústria local.
Nova sede do Sincasjb ocupa parte do Centro de Eventos de São João Batista e local foi disponibilizado pelo município após aprovação da Câmara de Vereadores. Atualmente a entidade possui mais de 100 associados. O setor emprega mais de 8 mil pessoas direta e indiretamente e é responsável por 70% do movimento econômico da cidade.