Despertar nas crianças uma consciência ambiental. Este foi o objetivo principal da ação educativa de plantio de mudas nativas realizada na última sexta-feira (13) com as crianças do Centro Educacional Juscélia (CEJU), na Comunidade Bethânia. A iniciativa foi promovida em parceria entre a direção da instituição de ensino, a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fumab) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.
A ação contou também com uma conversa com a bióloga Aline Luiza Tomazi e o engenheiro de aquicultura Tiago Manenti Martins, que falaram sobre a importância de preservar as matas ciliares, já que a área da Bethânia fica próxima de um pequeno olho d’água. Conforme destaca a diretora da Fumab, Fernanda Brasil Duarte, o projeto terá sequência após as férias escolares, com a segunda etapa do plantio e uma nova palestra referente ao tema.
“É muito importante despertar nas crianças uma consciência ambiental, principalmente para a preservação das matas ciliares. Pode-se observar que o contato direto com a natureza aumentou ainda mais o interesse delas pelo tema”, avalia Fernanda.