Alunos do 6º ao 9º Ano da Escola Municipal de Educação Básica Aguti, do interior de Nova Trento, visitaram o Ceeb – Centro de Estudos Budistas Bodisatva – Mendjila, na localidade de Urussanga, bairro Índia, em Canelinha, durante a manhã de sexta-feira, 15. O objetivo da visita foi conhecer uma nova cultura, através do projeto escolar “Toda grande caminhada começa com um simples passo”.
De acordo com a professora de Ensino Religioso, Silvia Orlandi Batistti, pretende-se com este projeto, possibilitar aos estudantes a descoberta de que, toda caminhada inicia de um simples passo, que cada passo depende da capacidade que cada um tem de ver o bem, de ser bom. Por isso, tendo em vista contribuir na formação do seu Ser, para que possa diante dos desafios e exigências desse mundo intolerante, tomar decisões acertadas, orientar-se por princípios que valorizam a vida, horizontes abertos à diversidade e não deixar-se manobrar por modismos ou pleo poder. “Fazer bom uso da liberdade e agir com responsabilidade. Assim conhecer uma nova cultura religiosa, uma filosofia de vida, como o Budismo, que em toda a sua história traz Amor acima de tudo”, analisa a professora.
Entre os objetivos do projeto está em proporcionar vivências que sirvam para aprofundar o significado dos valores e princípios éticos do Budismo para a vida. Além disso, salientar a pluralidade da vida e o fato da interdependência como condições próprias ao meio em que se vive.
Perceber, entre outras coisas, que o fluir da história e da vida é um dever que exige dos seres humanos novas e constantes formas de se portar no mundo. Também promover situações que possam auxiliar na reelaboração e aprofundamento de conceitos significativos ao bem viver. Ressaltar a necessidade de se conhecer melhor cada religião, ou filosofia de vida, partindo do respeito aos ensinamentos, de cada uma. Provocar situações e vivencias que auxiliem no desenvolvimento do sentimento de amor ao próximo, e a tolerância para com o diferente. “Fazer perceber que a paz, a justiça, o amor e a solidariedade são frutos de uma luta diária que começa no interior de cada um de nós, e não de uma religião ou filosofia de vida”, destaca a professora.
A diretora da Escola do Aguti, Tamires Leite destaca que o projeto explicita que o sentido da vida e a felicidade não consistem apenas na busca e a realização de desejos materiais, mas em cultivar sentimentos que dão alívio as inquietações mais profundas da existência e assim entender o que é o Budismo. “E percebemos que os estudantes realmente ficaram felizes em participar desta visita”, revela.
A coordenadora do Ceeb em Canelinha, Alessandra Destro Pizzigatti agradeceu a presença da escola e informou que o Centro Budista está aberto para todas as escolas visitarem. Para tanto, é preciso agendar.
Ouça a Reportagem