Professores e profissionais técnico-administrativos do Colégio Unifebe participaram de uma atividade especial na unidade de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Chácara Edith. O roteiro foi parte da formação continuada, desenvolvida ao longo de cinco dias.
Além de conhecerem sobre a história e características do espaço, a visita guiada, orientada pela educadora ambiental Kelle Cristina Leite, contou com uma trilha e exercícios de respiração. Na sequência, o grupo participou de uma prática meditativa e mindfulness, sob orientação de Uriel Miguel Nunes.
Ele salienta a importância da formação focada na valorização da vida como uma forma de agregar os conceitos abordados à rotina dos participantes. “O contato com a natureza, proporcionado pela Chácara Edith, contribuiu para o processo de compreensão dos temas abordados. Falamos e vivenciamos a presença, por meio de práticas que trouxeram não só nosso corpo, mas nossa mente e emoção para o presente. Entendemos que as distrações e o estresse podem vir da relação precária que nós temos com nossos pensamentos e com a realidade à nossa volta e interior a nós”, descreve.
A escolha do tema, conforme o diretor do Colégio Unifebe, professor Leonardo Ristow, foi uma forma de valorizar não apenas a atuação profissional, mas também o bem-estar e o cuidado pessoal dos participantes. De acordo com ele, as avaliações da atividade foram positivas e uniram o contato com a natureza e o autocuidado.
Para o período de transição entre o primeiro e o segundo semestre, indica-se que o foco costuma ser a atuação dos professores. “São pessoas que também precisam de cuidado. Normalmente, trabalhamos a pessoa do professor”, descreve.
Contato com a natureza
Para a coordenadora pedagógica do Colégio Unifebe, Natália Ribeiro Gums, a proposta desenvolvida está alinhada com a busca por inovação nas abordagens. Ela destaca a união entre formação, natureza e bem-estar, proporcionada durante a atividade.

“A visita à RPPN Chácara Edith foi uma escolha cuidadosa, que nos permitiu refletir sobre a preservação ambiental e também sobre o autocuidado. A prática de mindfulness trouxe exatamente o que desejávamos: uma pausa consciente, um respiro no meio da rotina. Que outras experiências assim continuem nos fortalecendo como equipe e como educadores”, avalia.
Entre as participantes, a professora Marcela Adriana destaca o uso do espaço como um complemento para a formação oferecida ao grupo. “Foi um momento incrível, no qual pudemos desfrutar de uma rica experiência de conexão com a natureza e como equipe. Isso nos proporcionou novas perspectivas de trabalho e de atividades futuras que explorem ainda mais a cultura e as riquezas naturais do coração de Brusque”, destaca.