“A gente vira diretora tem muito papel, muita coisa para cuidar e não tem conhecimento para isso. É muita responsabilidade e precisamos de informação. Por isso, os encontros abriram meus olhos e a realidade da minha escola mudou para melhor”, desabafa a diretora da EEBM Prof. Maria de Lourdes Nicolau Zimmermann, Valdirene Laurenci de Jesus, em mais um encontro do Programa Gestores Escolares em Movimento.
A diretora de Canelinha, assim como outras mais de 400 profissionais que atuam a frente de escolas das 21 cidades que compõem o Arranjo de Desenvolvimento da Educação Grande Florianópolis (ADE Granfpolis), está tendo a oportunidade de participar de formação e troca de experiências sobre questões do dia a dia no ambiente escolar, por meio do Programa Gestores Escolares em Movimento (GEM).
O maior exemplo da conquista de Valdirene foi após o encontro sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) realizado em dezembro último. O assunto fugia do domínio da grande maioria, que ao ter conhecimento de como estar em dia com o programa e prestar contas se deparou com uma nova realidade. “O encontro abriu meus olhos. Foi muito esclarecedor saber que com o dinheiro que recebia podia fazer reforma e tantas outras coisas. Foi aí que resolvi aplicar o dinheiro que tinha em obra de melhoria da nossa escola. Fizemos reforma nos banheiros, sala de direção e dos professores e em todo o pátio. Em breve também teremos nossa biblioteca”, destaca a diretora.
A escola recebeu cerca de R$4,2 mil do PDDE o que permitiu fazer a obra. Com a prestação de contas em dia, Valdirene já tem planos para o recurso de 2020. “No ano que vem vamos fazer um novo parque para as crianças da educação infantil. Elas merecem.”, comenta entusiasmada com os elogios que recebeu dos pais e alunos pelas melhorias feitas na escola.
Para a secretária Municipal de Educação de Canelinha, Rosangela Maria Leal Cordeiro, é muito bom os diretores ampliando seu conhecimento e colocando em prática o que aprenderam. “As escolas estão caminhando com autonomia para aplicar seus recursos de forma otimizada, por exemplo. É bom saber que estão priorizando o diálogo com a comunidade escolar para aplicação do recurso e de tantas outras prioridades. É muito bom ver que os encontros do GEM estão fazendo a diferença. Preparando para a gestão como a gente não tinha conseguido fazer. É a união das Secretarias Municipais de Educação fazendo a diferença”, destaca Rosangela.
O Programa Gestores Escolares em Movimento já abordou três diferentes assuntos. Além do PDDE, o Plano Político Pedagógico (PPP) das escolas e mediação de conflitos em ambiente escolar foram temas de troca de experiências, reflexão, colaboração e integração do trabalho coletivo do ADE. Para este ano, estão previstos ainda outros encontros, sendo que cada um responde às demandas do dia a dia dos gestores e foram alicerçados nos Indicadores da Qualidade na Educação, propostos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Entre os assuntos estão: Avaliação; Gestão Escolar Democrática; Ambiente Físico Escolar; e Acesso, Permanência e Sucesso na Escola.