
A Secretaria Municipal de Educação de Canelinha investe constantemente na qualificação de seus profissionais para garantir um ensino cada vez mais inclusivo e eficiente. Nos dias 9 e 10, gestoras das unidades escolares e a coordenação pedagógica do município participaram do treinamento em RTI – Modelo de Resposta à Intervenção, realizado na Univali, em Itajaí, com a Dra. Simone Aparecida Capellini.
A capacitação foi promovida pela Clínica Lupi e teve como objetivo preparar os participantes para oferecer suporte mais assertivo a estudantes com dificuldades de aprendizagem e também comportamentais, por meio de estratégias de identificação precoce, intervenção pedagógica e acompanhamento individualizado.
O modelo RTI propõe ações preventivas e práticas baseadas em evidências, auxiliando as escolas na organização de atendimentos mais eficazes, reduzindo defasagens e promovendo o desenvolvimento integral dos alunos.
A secretária de Educação, Fernanda Dias Jacintho, que também participou da formação, destacou a importância do investimento na área: “Canelinha estará olhando com atenção para a educação especial. Nossa equipe multidisciplinar foi montada, os atendimentos ajustados e ampliados para o público-alvo e trabalhará especialmente na prevenção das questões escolares. Por isso, treinar os profissionais é tão importante, para que realizem intervenções que possam prevenir inúmeras dificuldades e encaminhar, com responsabilidade e conhecimento, aqueles que realmente precisam.









