
A segunda edição da Gincana Educativa ReciclAção foi lançada na manhã desta quarta-feira (08/04), em ato realizado na Escola de Educação Básica Catarina Deschamps Steffen, no bairro Cardoso.
A iniciativa marca o início da programação em alusão ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, que neste ano terá como tema o bem-estar animal.
Promovida em parceria entre a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fumab), o Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal (Sisam), a Secretaria Municipal de Educação e o Centro Universitário de Brusque (Unifebe), a gincana envolve estudantes da rede municipal do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A proposta consiste na arrecadação de tampinhas plásticas e lacres de latinhas, até o dia 29 de maio, com foco na redução de impactos ambientais e no incentivo a práticas sustentáveis. A ação também busca fortalecer valores como responsabilidade socioambiental, cooperação e participação da comunidade escolar.
Os materiais coletados serão destinados a organizações não governamentais (ONGs) do município voltadas à causa animal, contribuindo para o cuidado e amparo de animais. Como forma de incentivo, as turmas com melhor desempenho serão premiadas com visitas ao Parque Eco do Avencal (Timbó), ao Aquário de Balneário Camboriú e ao Zoológico de Pomerode, para o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Além da gincana, a programação inclui outras atividades educativas ao longo dos próximos meses. Entre elas, a escolha do nome da mascote da Fumab, com participação de alunos da Educação Infantil; o projeto Fiscal Mirim do Meio Ambiente, que realizará um censo sobre a população de animais domésticos no município; e um concurso de redação e fotografia voltado aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, também com foco no tema bem-estar animal.








