A educação de São João Batista apresentou avanços importantes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017. A nota da cidade foi de 6.4 e está entre as melhores do estado e do país. Em 2007 a nota da Capital Catarinense do Calçado era 5.1. O Ideb é uma ferramenta do MEC para avaliar o ensino brasileiro divulgado nesta segunda-feira (03).
Para fazer essa medição, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) utiliza uma escala que vai de 0 a 10. Para se ter uma ideia, a meta para o Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021. A nota de São João Batista ultrapassou a meta estabelecida para o município que era 6.3.
O prefeito Daniel Cândido e a secretaria de Educação, Roseli Peixer Tomasini, comemoraram os resultados obtidos pela cidade:
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado a cada dois anos, foi criado em 2007 para medir a qualidade das escolas e das redes de ensino no Brasil. Ele é calculado com a combinação de dois conceitos educacionais importantes: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para para as demais disciplinas do currículo escolar.
Com os resultados, o governo determina metas para a educação e planeja a distribuição de recursos. Além disso, diretores e professores ficam sabendo como está o trabalho e podem promover mudanças.