O Dia da Independência do Brasil, que se comemorou na quinta-feira, 07, foi diferente em Nova Trento nesse ano de 2017. Ao invés do tradicional Desfile Cívico, a Secretaria Municipal de educação inovou com a ‘Mostra Pedagógica – Independência do Brasil – Pátria que Educa’.
As atividades cívicas realizaram-se no período da manhã, no Salão Paroquial São Virgílio, Centro, e reunião centenas de estudantes das Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino, professores e autoridades municipais.
Iniciou com homenagens cívicas na parte superior do salão e, na sequência, apresentação do teatro: ‘A Independência do Brasil’, apresentado pelos alunos da E.M.E.B. Professor Francisco João Valle, do bairro Trinta Réis. “Praticamente todos os estudantes participaram do teatro, pois a maioria ficou com público desta peça”, disse o diretor da Escola, Lacioni Wolf.
Já o alunos da E.E.B. Francisco Mazzola, do Centro (Estadual), refletiram a respeito da Independência do Brasil. “Creio que foi um momento importante para refletirmos sobre esta data que é histórica”, analisou o vice-prefeito, Jaison Marchiori.
Em seguida, houve a abertura do espaço para a Mostra Pedagógica, com visitação pública, na parte inferior do Salão São Virgílio. “Ousamos e deu certo. O público gostou desta mostra e temos a certeza que foi a melhor escolha”, revelou o secretário de Educação, Luiz Carlos Orsi.
O evento encerrou por volta das 11h30, com o sorteio de livros entre os estudantes presentes.