Os municípios de Santa Catarina poderão flexibilizar a quarentena contra o coronavírus a partir de primeiro de junho. Prefeituras poderão decidir sobre volta as aulas, circulação de ônibus e eventos.
A medida foi anunciada pelo Governador Carlos Moisés, e leva em consideração a utilização de uma nova ferramenta de gestão regionalizada, que envolve diversos fatores no combate à disseminação da pandemia.
O Governo do Estado informa que há 7.372 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 4.296 estão recuperados e 2.950 continuam em acompanhamento. O coronavírus já causou 126 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,71%.
A partir de segunda-feira, com a ferramenta epidemiológica, cada região do estado poderá ter uma gestão inclusive dissociada com o todo estadual, ou seja, não é mais um decreto dizendo está proibido o transporte coletivo.
Sobre o avanço da doença no estado, o governador disse que mesmo com a flexibilização, ainda poderá adotar medidas mais restritivas. Os estudos nos apresentam que nos próximos dias para Santa Catarina pode ter avanço do número de casos.