Na quinta, 22, e sexta-feira, 23, Nova Trento recebeu o 1º Módulo do Programa Gestores Escolares em Movimento. Promovido pelo Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) da região da Associação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), o encontro reuniu aproximadamente 80 gestores das escolas municipais de Nova Trento, Tijucas, Canelinha, São João Batista e Major Gercino.
As cidades de Santo Amaro da Imperatriz, Anitápolis, Alfredo Wagner, São Bonifácio, São Pedro Alcântara, Angelina, São José e Florianópolis já participaram deste módulo que ainda será realizado em mais dois polos, reunindo as cidades de Palhoça, Garopaba, Paulo Lopes, Biguaçu, Águas Mornas, Antônio Carlos, Rancho Queimado e Leoberto Leal.
Na pauta deste encontro está o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com enfoque em:
1) Qualificar a estruturação de um ciclo de gestão para utilização dos recursos do PDDE, aperfeiçoando as etapas de planejamento, aplicação de recursos e prestação de contas;
2) Compreender que a distinção dos recursos financeiros, por meio do PDDE, é o suplementar e visa contribuir com a melhoria das condições estruturais e pedagógicas da escola;
3) Oportunizar diálogo sobre a distinção de recursos; e
4) Contribuir com a melhoria da gestão dos recursos destinados ao PDDE.
O objetivo do programa é proporcionar estudos, diálogos, trocas de experiências e fortalecer ainda mais o trabalho do gestor escolar. É o que destaca Gilmara da Silva, que participou deste evento
Lançado oficialmente no dia 10 de setembro, em Florianópolis, o programa nasceu da identificação de uma demanda dos diretores escolares e compõe uma das metas do ADE. Trata-se de encontros periódicos para troca de experiências, reflexão, colaboração e integração do trabalho coletivo do ADE. A programação é 100% gratuita, sendo único custo para os municípios o deslocamento dos profissionais para os polos, definidos dependendo da demanda de cada microrregião.
As atividades são desenvolvidas tanto por meio de encontros presenciais, como a distância. Os temas a serem trabalhados em cada módulo respondem às demandas do dia a dia dos gestores e foram alicerçados nos Indicadores da Qualidade na Educação, propostos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP): Ambiente Educativo; Prática Pedagógica; Avaliação; Gestão Escolar Democrática; Formação e Condições de Trabalho dos Profissionais da Escola; Ambiente Físico Escolar; e Acesso, Permanência e Sucesso na Escola.
A secretária de Educação de São João Batista, Roseli Peixer Tomasini, analisa a importância deste movimento.
Em algumas regiões brasileiras, prefeituras, escolas e educadores parecem ter encontrado um caminho: atuar em regime de colaboração por meio da implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE). Os arranjos são um modelo de trabalho em rede, no qual um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais e educacionais semelhantes buscam trocar experiências, planejar e trabalhar em conjunto – e não mais isoladamente, somando esforços, recursos e competências para solucionar conjuntamente as dificuldades na área da educação. A proposta dos Arranjos foi homologada pelo MEC em 2011, e incluída como uma opção para o alcance das metas e das estratégias previstas no Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014 (artigo 7º, parágrafo 7º).
O Brasil possui atualmente 11 ADEs, com cerca de 187 municípios trabalhando nesse modelo de colaboração, e alguns já conquistaram avanços consistentes que indicam que estão no caminho certo. Dedicado a estudar e a difundir a metodologia dos ADEs no Brasil, o Instituto Positivo é parceiro da Granfpolis – Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – em Santa Catarina, e, em uma articulação pioneira, lançaram em 2015 o primeiro ADE do Sul do País.
Atualmente, os 21 secretários de educação da região e as suas equipes trabalham de forma conjunta, a fim de alcançar as 4 metas territoriais, definidas em comum acordo e que visam melhorar a qualidade do ensino no território. No ano de fundação do ADE, 16% dos alunos das redes municipais estavam em situação de distorção idade/ano escolar. Portanto, a plena alfabetização, a redução da evasão e da reprovação escolar foram consideradas metas prioritárias. Em 2017, após uma parceria com o Instituto Ayrton Senna, 1.200 alunos, de 14 dos municípios, receberam atenção especial e participaram tanto de programas de melhoria da alfabetização quanto de aceleração da aprendizagem. Ao final do ano, 92% dos alunos que participaram dos programas de alfabetização foram plenamente alfabetizados. E, 100% dos alunos que participaram das ações de correção de fluxo, foram aprovados para progredir em pelo menos um ano escolar.