Nova Trento será a cidade-piloto do programa Defesa Civil nas Escolas. Com metodologia pioneira no País, a iniciativa será implementada na rede municipal de ensino, a partir do primeiro semestre de 2020. O objetivo é instituir um sistema de aprendizagem teórica e prática de ações em Proteção e Defesa Civil, apoiando a educação formal nas séries finais do Ensino Fundamental.
A novidade foi trazida, na última semana, durante visita ao município do Coordenador Regional de Defesa Civil da Grande Florianópolis, Jackson Dirceu Laurindo. Detalhes do assunto foram tratados em reunião com o prefeito Gian Francesco Voltolini, com o Diretor Municipal de Proteção e Defesa Civil, Eduardo Fabris, com o Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos Orsi, com o Secretário Municipal de Administração e Finanças, Jucelino Marino Chini, e com o Presidente da Câmara de Vereadores, Valdemir Luiz Quaiatto.
A iniciativa busca incentivar a resiliência e a implementação da Redução de Riscos e Desastres, em consonância com a Lei 12.608/12 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB/9394/96. A Defesa Civil de Santa Catarina capacitará professores do município para abordar o assunto em sala de aula.
Durante o encontro, Jackson também divulgou o Programa “SC Resiliente”. Lançada no fim de setembro, a ação tem como objetivo a atuação conjunta entre governo do Estado e prefeituras na prevenção e redução de situações adversas e pontuará os municípios mais preparados para enfrentar eventos climáticos e desastres naturais.