Um total de 14 projetos, produzidos por estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Unifebe, estão classificados como finalistas da Feira Nacional de Iniciação Científica (Febic). A partir da etapa, os 29 estudantes envolvidos estão aptos a apresentar seus trabalhos de forma presencial na sede da programação, no Ágora Tech Park, em Joinville.
O diretor do Colégio, professor Leonardo Ristow, ressalta o número de projetos classificados. Conforme ele, as participações nas diferentes edições da programação reforçam a linha de atuação do Colégio, com estratégias que estimulam uma educação que contemple os diferentes aspectos da formação, dando significado ao processo para os estudantes.
“A seleção da Febic é uma seleção bem criteriosa, dividida em etapas. Chegamos à etapa final, a etapa presencial, com um grande número de trabalhos. Isso nos deixa muito felizes pelo trabalho desenvolvido pelos professores e pelos estudantes e consolida também a abordagem à qual Colégio UNIFEBE tem se direcionado a trabalhar, que a educação pela pesquisa, na qual o aluno é o responsável por sua aprendizagem, aprendendo ativamente, conduzindo também o conhecimento para aquilo que de fato quer estudar”, descreve.
Segundo a coordenadora de Projetos, professora Simone Sobiecziak, a instituição tem se aprimorado a cada nova edição da Febic. De acordo com ela, a programação tem colaborado para o aprimoramento dos projetos desenvolvidos pelos estudantes do Colégio, e ressalta o envolvimento dos diferentes setores da instituição e a proximidade com a Unifebno desenvolvimento das propostas.
“Temos nos superado e conquistado cada vez mais altos níveis de visibilidade, tanto em nível regional quanto estadual, nacional e internacional. O grupo de professores que trabalha com Iniciação Científica no Colégio aumentou, e este ano ainda conseguimos apoio de professores da graduação, que nos prestaram consultoria e nos ajudaram nos testes laboratoriais”, relata.