
Iniciativa será desenvolvida na Escola de Educação Básica Monsenhor José Locks, no bairro Ribanceira do Sul, abrangendo, neste ano, duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental
A rede municipal de São João Batista viveu um momento histórico nesta segunda-feira (09/02), com o início das atividades do projeto piloto Escola em Tempo Integral. A iniciativa será desenvolvida na Escola de Educação Básica Monsenhor José Locks, no bairro Ribanceira do Sul, abrangendo, neste ano, duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, totalizando 40 alunos.
O objetivo é ampliar o tempo de permanência na escola e qualificar o processo de aprendizagem. A proposta pedagógica contempla atividades que integram as dimensões cognitiva, social, cultural e emocional dos estudantes. A matriz inclui temas como cultura digital, empreendedorismo, práticas de saúde, cultura leitora, identidade e cidadania, experimentação científica, meio ambiente e sustentabilidade, expressão artística e educação financeira, entre outros conteúdos.
“Este é um passo importante no fortalecimento da educação pública batistense. O ensino em tempo integral representa mais oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para nossas crianças”, destacou o prefeito Juliano Peixer, durante ato realizado no início da tarde na unidade.
A proposta é que a iniciativa seja ampliada de forma gradual ao longo dos próximos anos, acompanhando o avanço das turmas e a adequação da estrutura física e pedagógica. “Este projeto servirá como base para, no futuro, expandirmos o modelo para outras unidades da rede, conforme o planejamento educacional do município e a disponibilidade de recursos”, avaliou o secretário municipal de Educação, Alício Schiestel.
Durante o ato de lançamento, também foram entregues simbolicamente kits com uniformes e garrafinhas de água, que serão distribuídos a todos os alunos da rede. A Secretaria Municipal de Educação informa, ainda, que há materiais escolares disponíveis para retirada nas secretarias das unidades, para as famílias que necessitarem.








