Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes a 2019 indicam que São João Batista segue acima da média nacional no Ensino Fundamental, mas teve piora nos oitavos e nono ano. O levantamento foi divulgado na manhã desta terça-feira (15).
O desempenho de São João Batista no Ensino Fundamental que era de 6,4 em 2017, subiu para 6.7 em 2019, acima da meta proposta. Segundo projeção o município teria que atingir 6,5 neste ano. O Ideb observado vem crescendo nos últimos anos. Em 2005 a avaliação era de 4,8 e já em 2011 começou a apresentar melhoras quando atingiu 6,4.
Desempenho dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Capital Catarinense do Calçado superou a média do Estado, que ficou com índice de 6,5 e da média nacional que foi de 5,9.
Nos anos finais do Ensino Fundamental houve oscilação de 5,1 em 2017 para 4,9 em 2019. Nessa amostra o município fica atrás do desempenho do Estado que foi de 5,1 e empata com a média nacional que foi de 4,9.
O índice calculado pelo INEP varia de 0 a 10 e considera as taxas de aprovação dos alunos com o resultado dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Realizado a cada dois anos, o Ideb é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), para o medir o desempenho do sistema educacional brasileiro.