Assim como em anos anteriores, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação desenvolve o projeto ‘Hortas Escolares’, nas escolas e creches municipais de Nova Trento. As primeiras ações ocorreram com a entrega do material orgânico (esterco) para ser incorporado ao espaço que receberá as mudas.
Nesta edição do projeto, a engenheira florestal, Carla Marcolla é a responsável pelos trabalhos. Ela acompanhará o desenvolvimento das hortas e também orientará os professores e alunos. As hortas escolares contarão com hortaliças orgânicas produzidas sem agrotóxicos e que serão destinadas a alimentação dos alunos. “Já iniciamos o plantio nas escolas e creches com mudas de alface, repolho, brócolis e beterraba, por exemplo”, informa a engenheira Carla Marcolla.
Segundo Carla, já receberam as mudas e realizaram o plantio, as escolas: Escola Municipal de Educação Básica João Bayer Sobrinho (Claraíba), Escola Municipal de Educação Básica Padre José da Poian (Salto) e na Escola Municipal de Educação Básica Aguti e nas creches: Creche Municipal Ciranda Cirandinha (Trinta Réis), Creche Municipal Claraíba e Creche Municipal Espraiado (Espraiado I).
Em breve devem receber o projeto a Escola Municipal de Educação Básica Professor Francisco João Valle, no bairro Trinta Réis, a Creche Municipal Santo Antonin, no bairro Ponta Fina Norte e o CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Padre Rossi, no Centro.
A engenheira florestal destaca ainda, que além do projeto ter como objetivo incentivar a alimentação saudável, envolverá também atividades realizadas em sala de aula com várias disciplinas. Este projeto é realizado há muitos anos no município com a parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Epagri e a Secretaria Municipal de Educação.
Ouça a Reportagem