
O curso de Pedagogia da UNIFEBE abre à comunidade de Brusque e região o projeto BrincaLab – Laboratório de Aprendizagens: Brincar, Explorar, Criar e Construir Conhecimentos, destinado a crianças matriculadas do 1.º ao 5.º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A iniciativa é gratuita e tem como objetivo promover o brincar como estratégia pedagógica, favorecendo o desenvolvimento integral e a construção de aprendizagens.
O projeto será realizado a partir do dia 1.º de outubro, na Brinquedoteca da UNIFEBE, com turmas de até 10 crianças. As atividades serão realizadas às segundas e quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, e às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h.
As vagas para o BrincaLab são limitadas e as inscrições devem ser realizadas até o dia 23 de setembro, por meio de formulário digital, disponível no site da UNIFEBE.
Aprender brincando
O BrincaLab nasceu da compreensão de que o brincar, além de ser um direito da criança é essencial para o desenvolvimento infantil, explica a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Gissele Prette. “Nessa concepção, a Brinquedoteca da UNIFEBE é um espaço de experimentação, interação e construção de conhecimentos, no qual jogos, brinquedos e brincadeiras são articulados a práticas pedagógicas planejadas e intencionais. As vivências neste espaço são organizadas em pilares formativos, como a Vivência Lúdica; a Alfabetização e Letramento; a Alfabetização e Matemática e o Pensamento Computacional”, revela a professora.
Durante os encontros, as crianças participarão de brincadeiras livres e orientadas, jogos, oficinas de leitura e produção de textos, resolução de problemas, brincadeiras tradicionais, jogos cooperativos, e desafios de raciocínio lógico-matemático e computacional. As propostas valorizam os conhecimentos prévios, as singularidades e o protagonismo das crianças em seus processos de aprendizagem.
O BrincaLab constitui uma iniciativa de extensão que reafirma o compromisso do curso de Pedagogia com uma formação acadêmica articulada às demandas educacionais da comunidade, reforça a professora Gissele Prette. “Ao assumir o brincar como dimensão estruturante do desenvolvimento e da aprendizagem, o projeto proporciona às crianças experiências que respeitam seus tempos, saberes e singularidades. Simultaneamente, configura-se como espaço formativo para os nossos estudantes de Pedagogia, ao possibilitar a articulação entre os conhecimentos construídos no curso e as práticas educativas desenvolvidas junto à comunidade. Essa relação entre universidade, formação docente e realidade educacional fortalece o ensino e a extensão, ampliando a responsabilidade social da universidade”.
Para saber mais sobre o projeto, basta entrar em contato com a UNIFEBE.
Fonte: UNIFEBE





