Uma mesa-redonda com os deputados catarinenses marcou as atividades de encerramento da primeira edição do programa estágio-visita da Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira na quinta-feira, 05, no Plenarinho,em Florianópolis. Durante o evento, os 49 universitários, de 28 municípios de Santa Catarina, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e debater assuntos diversos com os parlamentares da casa.
Os universitários batistenses marcaram presença no debate. Leandro Lucinda, estudante de Licenciatura em Informática (Uniasselvi/Brusque) e Dener Laurindo, estudante de Educação Física (Unifebe/Brusque), participaram do projeto. “Foi importante, pois tivemos a oportunidade de saber como funciona o parlamento catarinense”, disse Laurindo. Leandro também analisou o Estágio-Visita. “Verificamos que é muito importante o trabalho dos deputados e que não é nada fácil”, informou Lucinda. Eles também visitaram o gabinete do deputado Ricardo Guidi.
O programa, que já tem perspectiva de uma segunda edição em 2018, tem o objetivo de proporcionar aos estudantes conhecimento sobre o funcionamento do legislativo e das atividades dos deputados estaduais. Iniciado na segunda-feira, 02, o estágio proporcionou aos acadêmicos, ao longo desta semana, a participação em sessões plenárias, comissões e palestras diversas sobre política.
Mesa redonda
A mesa-redonda de quinta-feira contou com a mediação da gestora do Núcleo de Educação para Cidadania da Escola do Legislativo, Léa Cardoso, e a presença dos parlamentares Cesar Valduga (PCdoB), Neodi Saretta (PT), Nilson Berlanda (PR), Maurício Eskudlark (PR) e Dóia Guglielmi (PSDB), que responderam perguntas e debateram assuntos diversos relacionados ao poder público.
“O jovem é o nosso presente e futuro. É importante que vocês entendam o funcionamento do legislativo, pois precisamos de fiscalizadores, ainda mais no momento atual que vive o nosso país”, frisou o deputado Cesar Valduga na abertura do debate.
Ainda na quinta-feira, os estudantes participaram da última palestra do programa, “Os instrumentos de transparência na política”, com a pedagoga Melissa Figueiredo Silvestre e, à tarde, farão uma visita ao Centro Administrativo do Estado de Santa Catarina.
Ouça a Entrevista