Empresários e lideranças dos municípios de Itapema, Porto Belo e Bombinhas estiveram reunidos nesta quarta-feira (9) para o encontro de encerramento do Projeto de Fortalecimento do Turismo de Sol e Praia da Costa Esmeralda, realizado pelo Sebrae/SC em parceria com as prefeituras locais.
Na oportunidade, foi entregue toda a documentação referente aos estudos e planos realizados pela equipe técnica do projeto e também foram apresentados os resultados alcançados até o momento.
Tendo como foco estratégico a busca por uma gestão sustentável do turismo da Costa Esmeralda, o projeto desenvolveu inúmeras ações, entre elas consultoria e capacitação em gestão empresarial, consultorias tecnológicas para inovação e melhoria dos produtos e serviços e ainda, benchmarking empresarial com participação em feiras e eventos para divulgação do destino.
Entre as ações do projeto, destaque para o fomento ao ecoturismo, a partir da sinalização de 18 trilhas na região, além da organização de uma governança empresarial para o desenvolvimento do Ecoturismo na Costa Esmeralda.
Janaina Ventureli, representante da Ilha de Porto Belo e representante do Grupo de Ecoturismo da Costa Esmeralda, afirma que região é privilegiada por suas belezas e atrativos naturais e ao participar do projeto, indica aos empresários de forma cooperada, o caminho para fomentar o ecoturismo e qualificar serviços e atrativos da região.
“Para a Ilha de Porto Belo tem sido um grande aprendizado participar desse grupo, porque além das conquistas alcançadas e do futuro promissor que ainda temos pela frente, tem sido enriquecedor trocar experiências e aprender com quem faz algo diferente, atuando em outros segmentos de produtos e serviços, porém, com a mesma motivação, ou seja, acreditando que a região da Costa Esmeralda tem potencial e atrativos para se tornar referência em ecoturismo no sul do Brasil”, afirma.
Elson Hoffelder, da Pousada Bela Bombinhas e representante da Rede Costa Esmeralda de Hotéis e Pousadas, também demonstrou a satisfação com os resultados: “Para nós, empresários, o Sebrae possibilita diversas oportunidades de conhecer novos mercados, capacitações e principalmente, nos mostra o quanto ganhamos quando nos unimos e buscamos melhorias de forma cooperada”, diz.
Para o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC, engenheiro Sérgio Cardoso, é gratificante perceber os resultados conquistados com o projeto. “Foram meses de muito trabalho, pesquisa e de uma atenção especial do Sebrae aos empresários da região para que o turismo da Costa Esmeralda seja cada vez mais profissional, atrativo e principalmente, capaz de dar retorno positivo a todos, tanto aos turistas quanto aos empreendedores estabelecidos nesta bela região”, diz.
O projeto foi uma iniciativa do Sebrae/SC em parceria com as prefeituras de Itapema, Porto Belo e Bombinhas por intermédio das suas respectivas secretarias e fundações de Turismo. As ações contaram com a participação de empresários locais de diversos segmentos ligados ao setor do turismo.