A Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – realizou, recentemente, trabalhos junto aos jovens do campo de Nova Trento, através do Curso de Empreendedorismo e Liderança.
A ação com os jovens recebeu apoio financeiro do Programa SC Rural e teve como objetivo central atender algumas das demandas de um público muito específico: as/os jovens que compõem o espaço rural de Santa Catarina. Trata-se de pessoas que querem continuar atuando na agricultura, mas que desejam, concomitantemente, estar conectadas por meio de tecnologias existentes, avançando em conhecimentos e experiências.
Segundo a extensionista da Epagri em Nova Trento, a engenheira agrônoma Bruna Parente Porto, o objetivo geral é contribuir com o processo de formação dos jovens rurais como protagonistas do desenvolvimento sustentável com cidadania no campo. “Desta forma, promovendo liderança, empreendedorismo, espírito solidário e iniciativas inovadoras que, numa perspectiva ecocultural, agreguem valores a produtos, serviços e espaços”, explica.
É o caso do jovem agricultor Ediano Roque Eccher. Morador de São Valentim, ele disse que, o projeto deu uma nova perspectiva de vida no campo. “Hoje eu produzo e comercializo a farinha de mandioca, que tem uma boa aceitação no mercado. Valeu muito fazer este curso”, destaca.
Os irmão Vil, Caio e Cássio são da mesma opinião. Eles são jovens agricultores da localidade do Rio Veado e pretendem continuar no campo. “ Estamos satisfeitos e felizes com os bons resultados após o curso que realizamos pela Epagri”, informa Caio Vil.
Ouça a Reportagem