
Nova análise dos resultados do Enem 2024 revela que a escola pública de Santa Catarina com melhor desempenho ocupa apenas a 1 203ª posição no ranking nacional. O dado, vindo de balanço oficial, destaca um cenário preocupante para a educação pública estadual.
Reflexos e implicações
O resultado reforça um quadro de disparidade entre redes pública e privada. Conforme dados divulgados pela CNN Brasil, as 50 escolas com melhores médias no Enem foram majoritariamente privadas – com as públicas apenas pontuando a partir da 30ª posição, sendo que a primeira pública figura apenas no 30º lugar.
Esse cenário evidencia desafios estruturais nas escolas públicas de SC, como a necessidade de:
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Incremento na formação e capacitação de professores para o exame;
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Melhorias em infraestrutura e recursos pedagógicos;
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Políticas de apoio ao estudante, como reforço curricular e preparação específica para o Enem.
O que está em jogo
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Desigualdade educacional: a ausência de escolas públicas catarinenses entre as melhores coloca em xeque a qualidade percebida e real da educação pública no estado.
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Desafios no acesso ao ensino superior: a nota no Enem permanece como principal caminho para ingresso em universidades e programas como Sisu e Fies, o que dificulta a matrícula de estudantes de escolas públicas catarinenses.
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Necessidade de intervenção: o resultado exige atenção de secretarias de Educação e gestores escolares, com estratégias voltadas à revisão pedagógica, apoio estudantil e foco estratégico nos requisitos do exame.
Caminhos para evolução
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Investimento contínuo em formação docente, voltado especificamente para as áreas cobradas no Enem;
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Monitoramento constante do desempenho escolar, com uso de simulados padronizados e análise de resultados por disciplina;
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Políticas de incentivo ao estudo, como programas de tutoria, acompanhamento individualizado e inserção de oficinas de redação e resolução de provas anteriores.