Preocupado com o futuro do planeta e a preservação das vidas marinhas, Jan Lorenzon concebeu o projeto “Remar, Limpar e Ensinar”. Atualmente, ele leva educação e conscientização a estudantes de várias escolas, sendo um apaixonado pelo stand up paddle. Jan percebeu a necessidade de sensibilizar as pessoas ao deparar-se com vastas quantidades de lixo nas praias por onde passava.
“O projeto teve sua origem de maneira lúdica, pois eu possuía uma prancha de stand up e comecei a realizar remadas mais extensas. Com isso, comecei a avistar praias praticamente intocadas e me deparei com uma quantidade considerável de resíduos”, compartilhou Jan.
Em 2016, ele decidiu percorrer o trajeto de Passos de Torres (RS) até Angra dos Reis (RJ) em cima de sua prancha, recolhendo todo o lixo que encontrava nas praias desertas e semidesertas. Ao longo de sua jornada, Jan já remou mais de 1.500 km no stand up paddle e retirou cerca de 10 toneladas de lixo. Neste ano, ele está recriando essas ações em Santa Catarina. O projeto é desenvolvido em colaboração com uma empresa especializada em plástico de Gaspar. Por meio de parcerias com organizações da sociedade civil, os resíduos plásticos recolhidos são transformados novamente em produtos.
A iniciativa e o zelo pelo meio ambiente foram levados para dentro das salas de aula. Jan ministrou mais de 120 palestras em escolas públicas e privadas, nas regiões Sul e Sudeste, para crianças de 6 a 11 anos de idade.
Na quinta-feira (21), ele conduziu uma oficina para os alunos da Escola Norma Mônica Sabel, em Gaspar. Durante a atividade, exibiu alguns resíduos retirados do mar, elucidou os impactos desses materiais nos animais marinhos e promoveu uma conscientização sobre a correta destinação e reutilização desses elementos.
“Acredito profundamente no poder da educação. As crianças são agentes propagadores de informação e, assim, levarão para casa a importância desse tema, compartilhando com os pais”, ressaltou Jan.