A capacitação dos estudantes que participam do projeto Geração Empreendedora tem sido emocionante. É assim que os responsáveis pelo projeto em Tijucas, os jovens empresários Rafael Souza e João Luiz dos Santos Junior consideram a experiência. Após três dias reunidos para receberem as informações do programa, os encontros de capacitação foram finalizados com uma série de depoimentos, um abraço coletivo e uma sensação de que esta foi apenas uma primeira etapa de um grande trabalho.
“Foi muito emocionante, realmente, afinal, fica um misto de sentimentos por saber que muitos estão atravessando um momento de dúvida, incertezas, assim como nós já vivemos e ainda vamos enfrentar ao longo da vida”, disse o multiplicador João Luiz.
“Está sendo incrível trabalhar com estes jovens. É uma troca muito positiva e no final todos ganham, todos aprendem”, diz Rafael.
Ao todo, 84 jovens estudantes de escolas públicas e particulares de Tijucas, se inscreveram para o programa. Como havia o limite de 40 vagas, os alunos passaram por um sorteio e do total chamado, 23 compareceram aos encontros.
O jovem Márcio Mendes Júnior, 16 anos, estudante do Colégio de Aplicação da Univali, é um dos participantes. Ele afirma que o conteúdo é amplo e não se restringe à vida profissional.
“Aprendemos o que precisamos para ser empreendedor e como usar técnicas de empreendedorismo. São conhecimentos que podem ser aplicados em qualquer área da vida, não apenas nos negócios. E além disso, os monitores também nos ajudam a pensar sobre o futuro, em como se planejar e sobre o que queremos ser”, diz.
Já a estudante Beatriz Hellen da Silva, da escola estadual Valério Gomes, queria que o programa tivesse maior duração. “Eu queria muito participar e quando soube que fui uma das selecionadas, comemorei demais. Agora estou com pena por ver que o programa vai acabar. Gostaria que tivesse mais tempo com estes empresários que se mostram apaixonados pelo que fazem”, afirma.
De acordo com os organizadores, nesta terça-feira (23) os estudantes vão receber os certificados de conclusão do curso. Ao mesmo tempo, eles terão que entregar a última atividade do programa. Trata-se de um vídeo sobre empreendedorismo. O material será apresentado ao Núcleo de Jovens Empresários de Tijucas para que sejam escolhidos os dez melhores materiais.
Depois disso, os selecionados serão chamados para acompanhar o dia de um empresário da região. Os empresários interessados em participar do programa vão atuar como ‘Mentores Team’ e serão previamente convidados pelo Núcleo.
O coordenador do Núcleo de Jovens Empresários de Tijucas, Daniel Luz, elogia o programa. “É de projetos como o Geração Empreendedora que vamos precisar cada dia mais, se quisermos um país melhor. Não esperamos formar empresários, esperamos formar cidadãos que sejam melhores no que se propuserem a fazer. No associativismo somos todos voluntários e não recebemos valores em espécie, nosso maior pagamento será, ver daqui a alguns anos, esses jovens se dando bem na vida”, conclui.
Sobre o projeto
O Geração Empreendera é uma iniciativa da Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) e que veio para Tijucas com apoio da ACIT (Associação Comercial e Industrial de Tijucas) através do Núcleo de Jovens Empresários local. O objetivo é aproximar as classes estudantil e empresarial, despertando nos jovens estudantes do ensino médio o espírito empreendedor. Para isso, utiliza um método de ensino elaborado pelo Sebrae.