Há quatro anos, o Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb) promove uma ação social durante a Semana da Indústria Calçadista Catarinense (Seincc), por meio da Fábrica Inovação.
Durante a edição da feira, uma pequena área de produção é montada em um estande, em que uma empresa produz em tempo real uma quantia de calçados. Os produtos são doados para uma entidade local para que faça a comercialização dos pares também durante o evento.
Neste ano, a entidade a ser beneficiada será o Lar Olindina Kammer, de São João Batista. “O sindicato se preocupa muito em auxiliar as entidades filantrópicas, pois sabemos do papel de cada uma delas e a importância que têm dentro do município”, explica o presidente do Sincasjb, Almir Manoel Atanázio dos Santos.
A empresa Azillê, do grupo Suzana Santos, foi convidada para produzir os calçados durante a Seincc, que ocorrerá de 17 a 19 de setembro, no Centro de Eventos de São João Batista.
O diretor da empresa, Cácio Picoli, conta que é a primeira vez que a Azillê participa do projeto. “É uma ação bastante válida, que além de beneficiar uma entidade, envolverá a empresa como um todo”, avalia.
O estilista Joan Carlos Klein, explica que para a empresa será um desafio bastante grande, pois ousarão na produção de sapatilhas de bico fino. “Serão três variações de cores e durante a feira serão produzidos, em média, 300 pares”, diz.
Para possibilitar a produção, a empresa montará uma estrutura em que 15 funcionários se organizarão conforme o projetado.
A presidente do Lar Olindina Kammer, Marli Pera Mazera, conta que a entidade foi fundada em 2010, e atualmente atende 32 idosos, entre homens e mulheres. “Essa ajuda que o sindicato, por meio da Seincc, nos proporcionará é muito importante, pois contamos muito com o apoio da comunidade para manter ativa nossas atividades, até porque temos um custo alto com funcionários e para manutenção da casa”, diz.