As Relações trabalhistas foram tema do curso oferecido nesta quarta-feira (24), pela FIESC – Federação das Indústrias de Santa Catarina, a 30 representantes de indústrias e lideranças do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista. A capacitação, que é gratuita, tem duração de 8 horas e foi ministrada pela consultora Maria Celeste Moreira Barroso, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com mais de 30 anos de experiência na área trabalhista.
A ação integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela CNI, em parceira com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao longo de 2015, o programa prevê a oferta de 3,4 mil vagas de capacitação em Santa Catarina. O Estado tem o maior número de oportunidades, com 12% do total das 27,7 mil vagas em todo o país.
Os cursos abordam os desafios do cotidiano das empresas e ajudarão os empreendedores em questões como a redução dos custos com energia elétrica e a adequação à legislação tributária e trabalhista, além de incentivar a troca de experiências bem sucedidas no setor produtivo.
Durante o curso, o vice-presidente regional da FIESC, Tito Schimitt, que estava no município fez um breve pronunciamento e lembrou que Santa Catarina e um povo que trata e busca o crescimento. Além disso, afirmou que existe possibilidade de trazer mais cursos como o que estava sendo realizado.