Para quem estava curtindo as temperaturas mais altas em pleno inverno catarinense, é bom desapegar-se da sensação de “verão” e ir tirando os casacos dos armários de novo. Isso porque a previsão para a próxima semana é de frio rigoroso em todo o estado, que pode ser intenso a ponto de quebrar o recorde de temperatura mínima alcançada nesse ano.
De acordo com dados divulgados pela Epagri/Ciram, na madrugada desta sexta-feira (16), inclusive, já foi possível ter uma ideia do que está por vir. Gilsânia Cruz, que é metereologista do órgão, informa que o frio intenso deve acontecer em todas as regiões do estado já entre a madrugada do próximo domingo (18) e a manhã de terça-feira (20).
O ar polar está para chegar nas madrugadas e amanhecer de segunda (19) e terça-feira (20), sendo estes, portanto, os dias mais frios da semana, quando a possibilidade dos termômetros marcarem 0ºC e temperaturas negativas fica maior.
O frio é esperado após ser registrada uma forte massa de ar polar vindo para o Brasil, depois de um ciclone extratropical se formar no litoral da Argentina e Uruguai.
Por outro lado, quem desejava ver a neve em Santa Catarina nesse fim de semana, deve mudar os planos, porque a chance do fenômeno acontecer novamente é pequena devido a falta de umidade, conforme destaca a Gilsânia.