Evento em São Paulo Apresenta Novidades em Inteligência Artificial e Segurança
Nesta terça-feira (11), o evento Google for Brasil 2024, realizado em São Paulo, apresentou várias inovações relacionadas à inteligência artificial (IA), privacidade e capacitação tecnológica.
Royal Hansen, vice-presidente global de Privacidade e Segurança do Google, anunciou a ferramenta “Privacidade nos resultados sobre você”, que permite às pessoas localizar e remover informações pessoais, como endereços, e-mails e números de telefone, dos resultados de busca do Google. Futuramente, será possível também solicitar a remoção de dados de identificação oficial, como CPF. Hansen destacou que o Brasil será o primeiro país a implementar essa proteção nas buscas.
“Remover essas informações da Busca não as elimina da internet, mas é um passo importante para ajudar a proteger as pessoas online”, afirmou Hansen durante o evento.
Outra novidade é o NotebookLM, um assistente pessoal com IA generativa que utiliza o Gemini Pro 1.5 para oferecer insights e criar conteúdo a partir dos documentos dos usuários. A ferramenta já está disponível em português. O anúncio foi feito por James Manyika, vice-presidente sênior de Pesquisa, Tecnologia e Sociedade do Google.
Algumas funcionalidades do NotebookLM incluem:
- Um clique para encontrar a fonte original de uma citação
- Recursos multimodais, permitindo fazer perguntas sobre imagens, gráficos e diagramas de Slides, PDFs ou Docs
- Visões gerais automáticas, criando resumos, perguntas frequentes e outras funcionalidades a partir das fontes escolhidas pelo usuário
Maia Mau, diretora de Marketing do Google Brasil, anunciou que o Brasil será o primeiro país a testar três novos recursos de segurança para dispositivos Android. O projeto piloto inclui detecção de mudanças bruscas na direção do telefone, bloqueio automático da tela em caso de tentativa de roubo, “Bloqueio rápido remoto” e “Bloqueio de dispositivo off-line”.
Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário executivo da Justiça e Segurança Pública, destacou a importância do programa Celular Seguro, que visa integrar o sistema Android como uma barreira de segurança contra o furto de aparelhos.
O Google também está adicionando mais recursos de inteligência artificial ao Workspace, especialmente para o Gmail e Google Docs. A ferramenta “Ajude-me a Escrever” pode gerar e-mails com base em prompts, seja para pedir feedback sobre um projeto, enviar uma apresentação a um cliente potencial ou ajustar um rascunho conforme a necessidade do usuário. O “Ajude-me a Escrever” já está disponível para os usuários do Workspace e do Google One AI Premium.