Nos próximos dias, a região centro-sul do Brasil enfrentará um intenso calor, pois uma “bolha de calor” originária do Paraguai e do norte da Argentina está se deslocando em direção ao país. Na cidade de São Paulo, por exemplo, espera-se uma sensação térmica de até 37ºC.
Mas afinal, o que é essa bolha de calor? Também conhecida como “domo de calor”, esse fenômeno recebe tal nome devido à sua semelhança com o formato de um domo. Ele se inicia quando uma massa de ar quente é formada em uma área de alta pressão atmosférica, ou seja, onde a coluna de ar é mais extensa e, portanto, mais densa.
Essa massa de ar tende a expandir-se verticalmente, bloqueando a chegada de frentes frias. Como está em uma região de alta pressão atmosférica, o ar quente fica “aprisionado” mais próximo à superfície. Segundo informações da MetSul, essa pressão atua como uma espécie de tampa de panela de pressão. Esse sistema climático resulta em pouca formação de nuvens, enquanto os raios solares intensificam ainda mais o calor na região. O fenômeno pode persistir por dias ou até semanas, até que uma frente fria finalmente seja capaz de interferir em sua dinâmica.