Capacitação proporcionará a integrantes do grupo conhecimentos técnicos específicos e desenvolvimento de habilidades para atuar em diversas situações de emergência
Mais uma importante iniciativa está sendo efetuada no processo de estruturação da Defesa Civil de São João Batista. Trata-se da realização de um curso técnico para os integrantes do Grupo de Operacionais Multimissão, que é formado por quatro agentes voluntários da Defesa Civil, quatro policiais militares, seis bombeiros e um médico veterinário do GRAD (Grupo de Resgate de Animais em Desastres).
A capacitação, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, tem o objetivo de proporcionar aos participantes conhecimentos técnicos específicos e desenvolvimento de habilidades para atuar em diversas situações de emergência. O curso é composto por cinco módulos, totalizando uma carga horária de 120 horas. As atividades contam com o apoio do Grupo Especialista em Resgate de Alto Risco de Jaraguá do Sul (Gerar).
Os dois primeiros módulos – Resgate em altura com uso de cordas e Resgate em águas rápidas – foram realizados no Município de Guaramirim, nos dias 22 e 29 de julho. Já o terceiro – Resgate em estruturas colapsadas – foi ministrado no dia 5 de agosto, em Jaraguá do Sul.
Neste sábado (12), em São João Batista, acontece o módulo de Resgate em deslizamentos e soterramentos. O curso será encerrado em Blumenau, nos dias 19 e 20 de agosto, com o módulo de Resgate em área de mata. Todas as atividades são ministradas por técnicos com ampla experiência em situações de emergência.
O Grupo de Operacionais Multimissão atuará de forma vinculada ao Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) da Defesa Civil em São João Batista, que é formado por representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil, sendo acionado sempre que há risco de algum evento adverso na cidade.
“A formação desses operadores visa fortalecer a capacidade de resposta da Defesa Civil de São João Batista, contribuindo para a segurança e proteção da população durante situações de emergência ou desastres. Além disso, os participantes do curso também estarão prontos para apoiar outras cidades se necessário”, destaca o coordenador municipal de Defesa Civil de São João Batista, Kleber de Moura.