Os primeiros frutos da visita do embaixador de Luxemburgo, Carlo Krieger a Major Gercino em julho de 2018, já começam a aparecer. Neste mês de fevereiro, a família Heiderscheidt recebeu a importante notícia de que são os primeiros moradores da cidade a receberem o certificado de cidadania do Grão-Ducado de Luxemburgo.
Assim como os demais membros do clã, Lilian Salete Heiderscheidt, exibe com orgulho o certificado, assinado pelo ministro da Justiça do país europeu, Jöelle Gilles. Os familiares lembram com carinho do Dr. Diogo Campos Heiderscheidt, que fez toda a tramitação e acompanhamento dos processos. “Ele se empenhou ao máximo para nos ajudar”, destaca.
O prazo final para a facilitação deste processo de pedido de cidadão luxemburquesa terminou em 31 de dezembro de 2018. Foi um período de dez anos, em que a República Federativa do Brasil assinou com o Grão-Ducado de Luxemburgo – um pequeno país europeu – um acordo de cooperação para facilitar a busca pela cidadania.
No mês de julho, o embaixador de Luxemburgo, Carlo Krieger visitou Santa Catarina, inclusive esteve em Major Gercino e Angelina, onde tratou sobre este assunto. “A visita dele foi, com certeza, importante para que esse processo se tornasse mais ágil”, acredita o secretário de Planejamento de Major Gercino, Rui Roos.
Sobre o País
Localizado entre a Bélgica, França e Alemanha, Luxemburgo conta com uma população de pouco mais de 500 mil habitantes e Krierger é o primeiro embaixador do país no Brasil, sendo nomeado em 1º de março de 2017. O diplomata informou que a economia do grão-ducado é baseada na alta tecnologia, com investimentos no setor do aço em Minas Gerais. Além do embaixador, o corpo diplomático conta com quatro cônsules honorários.
Devido a todo o apoio pela causa, Karem Francesca Schwinden se tornará consulesa honorária de Luxemburgo em Santa Catarina, a partir do mês de março.