
A partir das 10h desta sexta-feira (21), a Receita Federal disponibiliza a consulta ao lote residual de fevereiro do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Em Santa Catarina, 6.383 contribuintes serão beneficiados com um total de R$ 15,4 milhões, que serão pagos no dia 28 de fevereiro.
Este lote residual é destinado aos contribuintes que tiveram pendências no processo de declaração, caindo na malha fina, ou que regularizaram sua situação fiscal. A consulta pode ser feita através do site Meu Imposto de Renda. Após acessar o site, o contribuinte deve seguir até a lista de serviços e clicar em “Consultar a Restituição”. A página pedirá o CPF, data de nascimento e o ano da declaração.
Como será feito o pagamento da restituição?
O pagamento será creditado diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração do Imposto de Renda, seja por transferência ou por chave PIX. É importante ressaltar que a conta deve estar no nome do declarante, exceto em casos de falecimento, menor de idade, incapacidade ou saída definitiva do país.
Se por algum motivo o crédito não for efetuado (por exemplo, se a conta estiver desativada), o valor ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá reagendar o pagamento pelo Portal BB ou entrar em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos seguintes números:
- 4004-0001 (capitais);
- 0800-729-0001 (demais regiões);
- 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)