O Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC), realizado em Balneário Camboriú de 6 a 8 de novembro, reuniu mais de 5 mil pessoas, incluindo prefeitos, deputados e representantes de entidades, para discutir os desafios das estradas catarinenses.
Durante o evento, um estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) revelou dados preocupantes: cinco dos dez trechos mais perigosos do Brasil estão na BR-101 em Santa Catarina. O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, apresentou o programa Estrada Boa, que prevê um investimento de aproximadamente R$1,7 bilhão para a manutenção das estradas estaduais nos próximos dois anos.
A manutenção das rodovias federais em Santa Catarina é crítica, considerando o intenso tráfego de motoristas e cargas. Muitos trechos apresentam buracos, asfalto precário, fissuras na pista, sinalização inadequada e falta de acostamento, prejudicando a fluidez do tráfego e a segurança dos motoristas. Investimentos são necessários para melhorar as condições das estradas.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), 46% das rodovias federais em Santa Catarina foram avaliadas como boas em dezembro de 2023. No entanto, rodovias como a BR-470, BR-153, BR-282, BR-158 e o trecho da BR-163/SC à BR-282 ainda enfrentam desafios. As rodovias estaduais apresentam dados insatisfatórios, com 72% da malha pavimentada classificada como regular, ruim ou péssima. Apenas 28% das rodovias estão em boas ou ótimas condições.
A BR-101, a segunda maior rodovia do país, é crucial para o fluxo de mercadorias e turistas. Este trecho em Santa Catarina é um dos mais perigosos do país, com 529 acidentes registrados em 2023, segundo o SindiCarga. A falta de manutenção adequada é uma das causas apontadas. Melhorias na infraestrutura são essenciais para reduzir os custos logísticos das empresas da região.
Discussões sobre a infraestrutura rodoviária incluem a necessidade de investimentos em pavimentação, fresagem, drenagem e roçada. Pavimentação adequada, fresagem para remover camadas deterioradas do asfalto, projetos de drenagem bem planejados para evitar alagamentos e controle da vegetação ao longo das margens são essenciais para melhorar a segurança e a fluidez do tráfego.
O Programa Estrada Boa representa o maior investimento na infraestrutura de Santa Catarina, segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade. O programa prevê 60 obras em todo o estado, abrangendo a restauração e revitalização de 1.504 km de estradas estaduais. Atualmente, 47 obras estruturais estão em execução. O orçamento inicial de R$ 2,165 bilhões já ultrapassou R$ 2,5 bilhões em projeções para as obras em andamento.
O secretário Jerry Comper anunciou no Comac-SC que, nos próximos dois anos, o governo investirá cerca de R$ 1,7 bilhão na manutenção das rodovias estaduais.