Foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (4), no ginásio da Adec, a 10ª edição das Olimpíadas Portobello, agora denominada Olimpíadas Bello. Durante a cerimônia de abertura, que contou com a participação de autoridades, colaboradores e familiares, o presidente do grupo Portobello, César Gomes Junior, agradeceu a todos os envolvidos na organização das competições e desejou sucesso aos atletas.
“São dez anos de integração e de incentivo ao esporte em nossa empresa. Espero que todos se dediquem ao máximo, se divirtam durante as competições e acima de tudo, que mantenham a harmonia e o espírito de equipe que norteiam nossas olimpíadas”, disse.
Para formalizar o compromisso de competir com responsabilidade e respeito às regras e ao bom convívio, foi convidado a proferir o juramento o colaborador Sérgio Silva, atleta das modalidades de tênis de mesa e ciclismo.
Até o dia 1º de maio, quatro equipes disputarão 14 modalidades: vôlei de quadra, vôlei de areia, futsal, futebol suíço, bocha, canastra, dominó, tênis de mesa, sinuca, pebolim, corrida rústica, ciclismo, corrida de 100 metros, natação. Também faz parte das olimpíadas o Festival da Canção, o qual revela, a cada ano, novos talentos entre os colaboradores.
Apenas uma prova já havia sido realizada no dia 12 de março, que foi a de natação. A premiação dos atletas mirins foi feita durante a cerimônia de abertura. Ao todo, oito crianças foram premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze.
Além desta premiação, também fizeram parte da cerimônia de abertura o Coral Anjos Luz Portobello, sob a regência do professor Guilherme Bissoli, e uma apresentação da equipe de ginastas da Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação. O grupo faz parte de um projeto realizado em parceria com a Udesc e já acumula uma série de medalhas em campeonatos brasileiros, além dos títulos de campeãs estaduais e sul-americanas na modalidade de ginástica rítmica.
Os atletas olímpicos Kid, ex-jogador da seleção brasileira de voleibol, e a ciclista catarinense Squel Stein também prestigiaram o evento e deixaram mensagens de incentivo aos atletas. “Parabéns à Portobello pela iniciativa e mais ainda, pela estrutura oferecida a todos os colaboradores e familiares. Infelizmente nem todos os atletas do nosso país contam com espaços e complexos esportivos como este para treinamento. Aproveitem esta oportunidade e busquem sempre a prática de esportes em suas vidas”, disse Kid.
A solenidade foi encerrada com um vídeo relembrando a história das olimpíadas ao longo destes dez anos e em seguida o público acompanhou a chegada da tocha Olímpica, conduzida pela líbero do vôlei de quadra e também atleta do vôlei de areia, Denise Raitz Boaventura. Ela é colaboradora Portobello há 15 anos e atua no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento como Especialista em cerâmica.
Novo nome para as Olimpíadas
A partir deste ano as Olimpíadas Portobello passam a se chamar Olimpíadas Bello. A mudança se deve a uma ampliação do projeto da empresa que, a partir de 2016, conta com apoio do Ministério dos Esportes através da Lei de Incentivo ao Esporte. Com a aprovação do projeto, o evento passou a beneficiar toda a comunidade de Tijucas e ainda proporcionou a realização de melhorias no ginásio de esportes e na piscina da Adec, onde acontecem todas as competições.
Participação da família de colaboradores
Desde 2014, as Olimpíadas abriram espaço para participação de esposas e filhas de funcionários e neste ano o número de crianças envolvidas aumentou. Somente nesta edição, participam, ao todo, 600 atletas adultos e 128 atletas mirins, todos com mais de 6 anos e filhos de colaboradores da empresa.
O encerramento das Olimpíadas Bello acontece no dia 1º de maio, na ADEC, junto com a Festa do Trabalhador.